CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA MATEMÁTICA PRESENTES NO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1394Resumo
RESUMO Este artigo objetivou analisar o Projeto Pedagógico de um curso de Licenciatura em Matemática, procurando identificar a quais concepções filosóficas da Matemática o curso se filia. A pesquisa foi realizada a partir de abordagem qualitativa, utilizando-se como suporte teórico-metodológico a pesquisa documental e o método dialético de análise. A partir da análise do conteúdo, pôde-se identificar que o documento apresenta concepções de que exaltam a autoridade inquestionável da Matemática reforçando, assim, os elementos da concepção absolutista dessa disciplina. Palavras-chave: Matemática; Projeto Pedagógico; Ensino. PHILOSOPHICAL CONCEPTIONS OF MATHEMATICS PRESENTED IN THE PEDAGOGICAL PROJECT OF A LICENSEE COURSE ABSTRACT This article aims to analyze the Pedagogical Project of a Mathematics Degree course, trying to identify to which philosophical conceptions of Mathematics the course is based. The research was carried out from a qualitative approach, using documentary research and the dialectical method of analysis as theoretical and methodological support. From the contents analysis, it was possible to identify that the document presents conceptions that exalt the unquestionable authority of Mathematics thus reinforcing the elements of the absolutist conception of this discipline. Keywords: Mathematics, Pedagogical project, teachingDownloads
Publicado
2017-07-20
Como Citar
Santos, G. A. dos, & Valle, M. G. do. (2017). CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA MATEMÁTICA PRESENTES NO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA. PESQUISA EM FOCO, 22(1). https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1394
Edição
Seção
Artigos