CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA MATEMÁTICA PRESENTES NO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA

Autores

  • Gilvan Azevedo dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Guelero do Valle Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1394

Resumo

RESUMO Este artigo objetivou analisar o Projeto Pedagógico de um curso de Licenciatura em Matemática, procurando identificar a quais concepções filosóficas da Matemática o curso se filia. A pesquisa foi realizada a partir de abordagem qualitativa, utilizando-se como suporte teórico-metodológico a pesquisa documental e o método dialético de análise. A partir da análise do conteúdo, pôde-se identificar que o documento apresenta concepções de que exaltam a autoridade inquestionável da Matemática reforçando, assim, os elementos da concepção absolutista dessa disciplina. Palavras-chave: Matemática; Projeto Pedagógico; Ensino. PHILOSOPHICAL CONCEPTIONS OF MATHEMATICS PRESENTED IN THE PEDAGOGICAL PROJECT OF A LICENSEE COURSE ABSTRACT This article aims to analyze the Pedagogical Project of a Mathematics Degree course, trying to identify to which philosophical conceptions of Mathematics the course is based. The research was carried out from a qualitative approach, using documentary research and the dialectical method of analysis as theoretical and methodological support. From the contents analysis, it was possible to identify that the document presents conceptions that exalt the unquestionable authority of Mathematics thus reinforcing the elements of the absolutist conception of this discipline. Keywords: Mathematics, Pedagogical project, teaching

Biografia do Autor

Gilvan Azevedo dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPECEM na Universidade Federal do Maranhão. São Luis-MA, Brasil.

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão

Professora no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Educação, na subárea ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP). São Luís- MA, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Edição

Seção

Artigos