ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Katiane de Jesus Souza UFMA
  • Mariana Guelero do Valle UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2725

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão sistemática de trabalhos entre os anos de 2010 a 2020 acerca do tema Alfabetização Midiática e Informacional. Foram utilizadas as bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Banco de Teses e Dissertações e os descritores “alfabetização midiática”, “alfabetização informacional” e “alfabetização midiática e informacional”. Foram considerados, com base nos critérios de inclusão e exclusão, um total de 24 trabalhos, sendo 15 artigos, 6 dissertações e 3 teses que abarcam estudos envolvendo as áreas Alfabetização Midiática (AM), Alfabetização Informacional (AI) e a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI). Os resultados indicaram haver uma diversidade de abordagens temáticas que versam sobre as três áreas. Além disso, foi constatado também que os trabalhos que focam em AMI são os que prevalecem em relação à AM e à AI. As abordagens temáticas mais estudadas nos trabalhos são o contexto educacional, competências e habilidades, desinformação e fake news. Foram identificadas algumas lacunas em relação às abordagens acerca da formação de professores relacionada à AMI, assim como a AMI no contexto brasileiro e práticas pedagógicas. Uma educação que contemple a AMI é primordial para a formação de indivíduos que não apenas tenham acesso às mídias e informações, mas também que sejam capazes de lidar com as mesmas, de produzir conteúdos e de compartilhá-los de forma adequada.

 

 

Palavras-chave: Alfabetização informacional, alfabetização midiática, alfabetização midiática e informacional.

Biografia do Autor

Katiane de Jesus Souza, UFMA

Licenciada em Ciências Naturais/Biologia, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPECEM, Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Mariana Guelero do Valle, UFMA

Doutora em Educação, Professora do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Souza, K. de J. ., & Valle, M. G. do . (2022). ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. PESQUISA EM FOCO, 26(2). https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2725

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)