DOS TESTES PADRONIZADOS COMO MEDIDA À AVALIAÇÃO COMO PROCESSO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1397Resumo
RESUMO Este artigo teve como objetivo analisar os processos avaliativos da Educação superior a partir dos testes padronizados utilizados como medida à avaliação como processo formativo. A discussão segue com as propostas e experiências de políticas de avaliação da Educação superior brasileira desde dos relatórios da perspectiva do Plano Atcon (1965/1966), do Meira Matos e do Grupo de Trabalho Universitário (GTRU), chegando ao debate do processo de criação da política de avaliação desenvolvida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Concluímos a discussão evidenciando que existe um grande desafio a ser enfrentado nesse nível de educação: o de construir uma cultura avaliativa que priorize o processo formativo. Palavras-chave: Testes; Medida; Avaliação. OF STANDARDIZED TESTS AS A MEASURE TO EVALUATION AS TRAINING PROCESS ABSTRACT This article aims to analyze the evaluation processes of higher education from the standardized tests used as a measure to evaluation as a formative process. The discussion follows with the proposals and experiences of policies of evaluation of brazilian higher education since the reports from the perspective of the Plano Atcon (1965/1966), of Meira Matos and the Grupo de Trabalho Universitário (GTRU), arriving at the debate of the creation process of the evaluation policy developed by the Sistema Nacional de Avaliação Superior (Sinaes). We conclude the discussion by pointing there is a great challenge to be faced in this level of education: that of constructing an evaluation culture that prioritizes the formative process. Keywords: Tests; Measure; Evaluation.Downloads
Publicado
2017-07-20
Como Citar
Duarte, A. L. C. (2017). DOS TESTES PADRONIZADOS COMO MEDIDA À AVALIAÇÃO COMO PROCESSO FORMATIVO. PESQUISA EM FOCO, 22(1). https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1397
Edição
Seção
Artigos