AS FEIRAS DE CIÊNCIAS E A BUSCA PELA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Gabriela Lisa Henz Centro Universitário UNIVATES
  • Wolmir José Böckel Centro Universitário UNIVATES
  • Adriana Magedanz Centro Universitário UNIVATES
  • Rogerio José Schuck Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1398

Resumo

RESUMO Este artigo traz os resultados do estudo sobre como docentes e discentes que participam de Feiras de Ciências observam a iniciação à Pesquisa presente no desenvolvimento dos projetos apresentados em Feiras. A metodologia foi de cunho qualitativo, tendo caráter exploratório e descritivo. Para coletar os dados foi realizada uma entrevista com 13 professores e com sete organizadores, além de aplicar-se um questionário junto a 84 alunos da educação básica de 31 escolas da região do Vale do Taquari/RS. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro 2015, durante a 5ª edição da Feira de Ciências promovida por um Centro Universitário do interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Neste estudo, observamos que os projetos de pesquisa desenvolvidos para as Feiras de Ciências podem ser considerados como propulsores da Iniciação Científica dos estudantes por estimular a autonomia, pois o mesmo busca pelo próprio conhecimento; desenvolve o pensamento crítico e capacidade de argumentação dos alunos, além de torná-los mais participativos em aula e com mais vontade de aprender. Palavras-chaves Educação Básica; Projetos de pesquisa; Feiras de Ciências. THE SCIENCE FAIRS AND THE SEARCH FOR SCIENTIFIC INITIATION ABSTRACT This article presents the results of the study about how teachers and students participating in Science Fairs observe the initiation to research present in the development of projects presented at Fairs. The methodology was qualitative, having an exploratory and descriptive character. To collect the data, an interview was conducted with 13 teachers and a questionnaire with 84 basic education students from 31 schools in the Vale do Taquari / RS region. Data collection took place in October 2015, during the 5th edition of the Science Fair promoted by a University Center in the interior of Rio Grande do Sul. The data were analyzed in light of the Discursive Textual Analysis. In this study, we observed that the research projects developed for Science Fairs can be considered as propellants of the Scientific Initiation of the students for stimulating the autonomy, since the same search for the own knowledge; Develops students' critical thinking and argumentative capacity, and makes the student more participatory in class and with more willingness to learn. Keywords: Basic Education; Research project; Science fairs.

Biografia do Autor

Gabriela Lisa Henz, Centro Universitário UNIVATES

Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS. Centro Universitário UNIVATES

Wolmir José Böckel, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Química. Centro Universitário UNIVATES.

Adriana Magedanz, Centro Universitário UNIVATES

Doutoranda em Ensino. Mestre em Ensino de Ciências Exatas. Centro Universitário UNIVATES

Rogerio José Schuck, Centro Universitário UNIVATES

Professor dos Programas de Pós-graduação Doutorado e Mestrado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Centro Universitário UNIVATES

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Bióloga. Professora dos Programas de Pós-graduação Doutorado e Mestrado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Centro Universitário UNIVATES

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Publicado

2017-07-20

Edição

Seção

Artigos