O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE OS ESPAÇOS DE ENSINO?

Autores

  • Carla Heloísa Schwarzer pela Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Simone Beatriz Reckziegel Henckes Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3516

Resumo

O presente estudo aborda o estudo dos espaços não formais de ensino que são considerados locais externos às escolas, a exemplo de parques, museus, zoológicos, rios, praias, ruas, planetários, entre muitos outros locais considerados oportunos para estudos. Nesta investigação, objetivou-se compreender como estudantes de escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental têm percebido e utilizado os espaços não formais de ensino disponíveis (institucionalizados e não institucionalizados). Para isso, foram realizados grupos focais com estudantes utilizando fotografias de diferentes ambientes como disparadores das discussões. Também solicitou-se aos estudantes desenhos elaborados a partir de uma questão disparadora sobre espaços não formais de ensino. A pesquisa teve caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Foram utilizadas aproximações com a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) para análise dos dados, o que permitiu a criação de duas categorias, “percepções e usos dos espaços disponíveis” e “afetividade nas práticas educativas”. Observou-se que os estudantes têm como sinônimo “aula” e “sala de aula”, além de que motivação e felicidade são despertadas por práticas educativas realizadas nesses espaços, evidenciando-se a forte relação entre família, amigos e aprendizado. Neste trabalho, observou-se o quanto os diferentes espaços são importantes aliados das aulas, possibilitando novas vivências e experiências aos estudantes.

 

Palavras-chave: Aprendizagem, Aula, Ensino, Espaços não formais.

Biografia do Autor

Carla Heloísa Schwarzer, pela Universidade do Vale do Taquari – Univates

Bacharel em Psicologia pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9647-6078.

Simone Beatriz Reckziegel Henckes, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Doutoranda e Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1086-5281.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Doutora em Ciências: Ecologia e Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e Licenciada em Biologia pelo Centro Universitário Univates. Professora vinculada ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino (PPGEnsino) e Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES e atua junto ao INEP na avaliação de Cursos de Graduação.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Schwarzer, C. H., Henckes, S. B. R., & Strohschoen, A. A. G. (2023). O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE OS ESPAÇOS DE ENSINO?. PESQUISA EM FOCO, 28(2). https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3516

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)