A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1651Resumo
A Importância das relações afetivas entre professor e aluno no processo cognitivo de ensino e aprendizagem em Matemática no ensino fundamental foi o principal objetivo desse trabalho. Este estudo iniciou-se através de uma revisão de literatura que teve como foco avaliar a importância de se construir relações afetivas entre os sujeitos (professor - aluno) para que se efetive a aprendizagem em componentes curriculares, como a Matemática, que exige, além de definições formais, escolha de estratégias para despertar a motivação e gosto da criança pelas Matemáticas, por este ramo da Ciência. São destacadas as contribuições de afetividade do professor para com o aluno, dos vínculos familiares e da afetividade como elemento influenciador na aprendizagem. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa com metodologia de pesquisa de campo consubstanciada pela investigação bibliográfica. Os dados revelam que, quanto maior for à afetividade entre professor e aluno melhor será a aprendizagem escolar e esta se encontra associada a uma melhor formação do docente que contemple os saberes necessários ao oficio de ensinar nesse nível de ensino. Palavras - chave: Ensino e Aprendizagem; Afetividade; Motivação.Downloads
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Brandão, R. J. B., & Neres, R. L. (2018). A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1651
Edição
Seção
Artigos