A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Raimundo José Barbosa Brandão Universidade Estadual do Maranhão
  • Raimundo Luna Neres Universidade CEUMA/UNICEUMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1651

Resumo

A Importância das relações afetivas entre professor e aluno no processo cognitivo de ensino e aprendizagem em Matemática no ensino fundamental foi o principal objetivo desse trabalho. Este estudo iniciou-se através de uma revisão de literatura que teve como foco avaliar a importância de se construir relações afetivas entre os sujeitos (professor - aluno) para que se efetive a aprendizagem em componentes curriculares, como a Matemática, que exige, além de definições formais, escolha de estratégias para despertar a motivação e gosto da criança pelas Matemáticas, por este ramo da Ciência. São destacadas as contribuições de afetividade do professor para com o aluno, dos vínculos familiares e da afetividade como elemento influenciador na aprendizagem. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa com metodologia de pesquisa de campo consubstanciada pela investigação bibliográfica. Os dados revelam que, quanto maior for à afetividade entre professor e aluno melhor será a aprendizagem escolar e esta se encontra associada a uma melhor formação do docente que contemple os saberes necessários ao oficio de ensinar nesse nível de ensino. Palavras - chave: Ensino e Aprendizagem; Afetividade; Motivação.

Biografia do Autor

Raimundo José Barbosa Brandão, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação Matemática, Prof. Adjunto na Universidade Estadual do Maranhão e Prof. da Educação Básica da rede estadual do Estado do Maranhão/SEDUC. Líder dos Grupos: Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências da Natureza e Matemática/GEPECMAT e Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática do Ensino Superior / GEPEDES.

Raimundo Luna Neres, Universidade CEUMA/UNICEUMA

Doutor em Educação. Prof. do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Matemática –Rede Nacional – PROFMAT, e do Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica – UFMA, São Luís - MA/Brasil. Prof. de Matemática na Universidade CEUMA/UNICEUMA – Campus Renascença São Luís - MA/Brasil

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos