A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA “ENSINO MÉDIO INOVADOR” COMO PROMOTOR DE AÇÕES PARA O EIXO INTEGRADOR: MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1658Resumo
Teve-se em vista as discussões sobre as questões ambientais e a proposta de se trabalhar a temática Meio Ambiente, que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O Centro de Educação Básica Professor James Azevedo, realizou o projeto interdisciplinar com a integração das áreas de Linguagens, Ciências da Natureza e Humana com o objetivo avaliar as ações pedagógicas implantadas através do programa ensino médio inovador com a finalidade de proporcionar a transversalidade do tema, “Meio Ambiente”, no currículo escolar, na promoção do conhecimento sobre as questões ambientais de âmbito local, regional e global, bem como a sensibilização alunos e professores sobre a temática. O projeto foi desenvolvido nos meses de abril e maio de 2014 em todas as turmas do ensino médio de acordo com a área de conhecimento dos professores. Foram utilizados, como estratégias, o uso das tecnologias da Informação, como a Internet, matérias publicadas em revistas e periódicos, vídeos e documentários, produções textuais que abordassem os aspectos culturais, históricos, ambientais, ecológicos e socioeconômicos da cidade de São Luís. Após a seleção de alunos e professores pelo critério de desempenho, eles foram contemplados com uma aula de campo para cidade de São Luís financiado pelo programa Ensino Médio Inovador. A visita a todos esses pontos turísticos de São Luís visou proporcionar a integração das disciplinas e sensibilizar alunos e professores sobre as questões socioambientais e culturais de âmbito local, regional e global. Palavras-chave: Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; Ensino Médio Inovador.Downloads
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Silva, M. L. A. da, Conceição, G. M. da, & Silva, R. N. A. da. (2018). A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA “ENSINO MÉDIO INOVADOR” COMO PROMOTOR DE AÇÕES PARA O EIXO INTEGRADOR: MEIO AMBIENTE. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1658
Edição
Seção
Artigos