ENTRE O REAL E O VIRTUAL: DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Rosângela Nunes Almeida da Silva CESBA/UEMA
  • Elzimar Palhano dos Santos SEMUS de Lago da Pedra
  • Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca ENSP/FIOCRUZ
  • Americo Yuiti Mori SEMUS de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2115

Resumo

A mediação pedagógica constitui-se no comportamento do professor, que o coloca como um incentivador ou motivador da aprendizagem, porém há vários desafios na execução dessa prática. Objetivou-se relatar a experiência de tutoria, quanto à prática de mediação pedagógica em cursos de Educação à Distância, enfatizando os desafios dessa atividade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, subsidiado nas vivências de tutoras em cursos de educação à distância, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz entre 2014 a 2016. As experiências revelaram que existem vários desafios na realização da mediação pedagógica, entretanto, as mais evidentes percebidas nos educandos foram a flexibilidade e a assiduidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Dessa forma, torna-se necessário o conhecimento desses entraves, para que sejam superados, com vistas a evitar a evasão nos cursos e permitir que haja uma troca de saberes no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: mediação, educação à distância, tutoria.

Biografia do Autor

Rosângela Nunes Almeida da Silva, CESBA/UEMA

Mestre em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, CESBA/UEMA

Elzimar Palhano dos Santos, SEMUS de Lago da Pedra

Mestre em Saúde Pública, SEMUS de Lago da Pedra

Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca, ENSP/FIOCRUZ

Doutora em Saúde Pública, ENSP/FIOCRUZ

Americo Yuiti Mori, SEMUS de São Paulo

Mestrando em Ciências da Saúde, SEMUS de São Paulo

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Silva, R. N. A. da ., Santos, E. P. dos ., Lamarca, I. C. S. A. ., & Mori, A. Y. . (2020). ENTRE O REAL E O VIRTUAL: DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. PESQUISA EM FOCO, 24(2). https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2115

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)