A mediação pedagógica constitui-se no comportamento do professor, que o coloca como um incentivador ou motivador da aprendizagem, porém há vários desafios na execução dessa prática. Objetivou-se relatar a experiência de tutoria, quanto à prática de mediação pedagógica em cursos de Educação à Distância, enfatizando os desafios dessa atividade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, subsidiado nas vivências de tutoras em cursos de educação à distância, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz entre 2014 a 2016. As experiências revelaram que existem vários desafios na realização da mediação pedagógica, entretanto, as mais evidentes percebidas nos educandos foram a flexibilidade e a assiduidade em ambientes virtuais de aprendizagem. Dessa forma, torna-se necessário o conhecimento desses entraves, para que sejam superados, com vistas a evitar a evasão nos cursos e permitir que haja uma troca de saberes no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: mediação, educação à distância, tutoria.
Biografia do Autor
Rosângela Nunes Almeida da Silva, CESBA/UEMA
Mestre em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, CESBA/UEMA
Elzimar Palhano dos Santos, SEMUS de Lago da Pedra