O ENSINO DE CIÊNCIAS COM AULAS PRÁTICAS: OBSERVAR, FAZER E APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1661Resumo
As aulas práticas podem proporcionar um ensino de Ciências baseado na relação teoria e prática que proporcione uma melhor aprendizagem. Objetivou-se propor um ensino de Ciências com aulas práticas que coloquem o aluno como ator principal das atividades ao observar, fazer e aprender em sala de aula. Foram escolhidas as atividades práticas, preparados os roteiros, maquetes e realizados os testes. Quando em sala de aula, os assuntos foram revisados em aulas teóricas associadas a práticas executadas conforme o roteiro proposto. Participaram as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano e como método avaliativo foi aplicado um questionário de 5 questões para avaliar os conhecimentos adquiridos. Os alunos tiveram a oportunidade de compreender a tensão superficial e observar a importância dos processos de tratamento da água (6º ano), observar estômatos, protozoários e fungos (7º ano), compreender os movimentos de inspiração e expiração e também o ar que entra e sai dos pulmões (8º ano), simular leis mendelianas e brincar com a densidade de substâncias (9º ano). Com as atividades propostas os estudantes tiveram melhor visão e aproveitamento dos conteúdos abordados em sala, garantindo-se assim melhor aprendizado. Com os questionários aplicados, percebeu-se que os alunos demonstraram grande interesse pelas atividades, e, com base nas respostas, tiveram bom aproveitamento das práticas. Sobretudo, os discentes foram capazes de relacionar teoria e prática, comprovando que as aulas práticas são uma boa proposta pedagógica e que os alunos, ao observar e fazer, têm maior aprendizado. Palavras-chave: Avaliação; Aprendizagem; Proposta Pedagógica; Teórico-práticas.Downloads
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Rezende, L. P., Almeida, F. da S., Pereira, A. de M., Chaves, S. da S., & Sousa, J. L. dos S. (2018). O ENSINO DE CIÊNCIAS COM AULAS PRÁTICAS: OBSERVAR, FAZER E APRENDER. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1661
Edição
Seção
Artigos