O ENSINO DE CIÊNCIAS COM AULAS PRÁTICAS: OBSERVAR, FAZER E APRENDER

Autores

  • Leandro Pereira Rezende Universidade Federal de São Carlos
  • Fabrícia da Silva Almeida Universidade Estadual do Maranhão
  • Antonilda de Meira Pereira Universidade Estadual do Maranhão
  • Sara da Silva Chaves Universidade Estadual do Maranhão
  • José Luís dos Santos Sousa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1661

Resumo

As aulas práticas podem proporcionar um ensino de Ciências baseado na relação teoria e prática que proporcione uma melhor aprendizagem. Objetivou-se propor um ensino de Ciências com aulas práticas que coloquem o aluno como ator principal das atividades ao observar, fazer e aprender em sala de aula. Foram escolhidas as atividades práticas, preparados os roteiros, maquetes e realizados os testes. Quando em sala de aula, os assuntos foram revisados em aulas teóricas associadas a práticas executadas conforme o roteiro proposto. Participaram as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano e como método avaliativo foi aplicado um questionário de 5 questões para avaliar os conhecimentos adquiridos. Os alunos tiveram a oportunidade de compreender a tensão superficial e observar a importância dos processos de tratamento da água (6º ano), observar estômatos, protozoários e fungos (7º ano), compreender os movimentos de inspiração e expiração e também o ar que entra e sai dos pulmões (8º ano), simular leis mendelianas e brincar com a densidade de substâncias (9º ano). Com as atividades propostas os estudantes tiveram melhor visão e aproveitamento dos conteúdos abordados em sala, garantindo-se assim melhor aprendizado. Com os questionários aplicados, percebeu-se que os alunos demonstraram grande interesse pelas atividades, e, com base nas respostas, tiveram bom aproveitamento das práticas. Sobretudo, os discentes foram capazes de relacionar teoria e prática, comprovando que as aulas práticas são uma boa proposta pedagógica e que os alunos, ao observar e fazer, têm maior aprendizado. Palavras-chave: Avaliação; Aprendizagem; Proposta Pedagógica; Teórico-práticas.

Biografia do Autor

Leandro Pereira Rezende, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos. Licenciado em Ciências com habilitação em Biologia (UEMA), Bacharel em Zootecnia (UEMA), Especialista em Ensino de Genética (UEMA), Mestrando em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (UFSCar).

Fabrícia da Silva Almeida, Universidade Estadual do Maranhão

Universidade Estadual do Maranhão. Licenciada em Ciências com habilitação em Biologia (UEMA), Bacharel em Zootecnia (UEMA), Especialista em Ensino de Genética (UEMA).

Antonilda de Meira Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciada em Ciências com habilitação em Biologia (UEMA), Especialista em Ensino de Ciências.

Sara da Silva Chaves, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciada em Ciências com habilitação em Biologia (UEMA), Bacharel em Serviço Social (UNIDERP).

José Luís dos Santos Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão. Licenciado em Ciências com habilitação em Bi ologia (UEMA), Licenciado em Pedagogia (UNINTER), Bacharel em Ciências Biológicas (UFMA), Especialista em Psicopedagogia (UNINTER), Especialista em Psicologia (UEMA), Mestrando em Educação (UFT).

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Rezende, L. P., Almeida, F. da S., Pereira, A. de M., Chaves, S. da S., & Sousa, J. L. dos S. (2018). O ENSINO DE CIÊNCIAS COM AULAS PRÁTICAS: OBSERVAR, FAZER E APRENDER. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1661

Edição

Seção

Artigos