HEREDOGRAMAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE GENÉTICA PARA ALUNOS DO 9º ANO ANOS FINAIS

Autores

  • Leandro Pereira Rezende Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3522

Resumo

O uso de novas metodologias de ensino, baseadas em um trabalho que permita ao aluno aprender, construir o seu próprio conhecimento e adquirir um pensamento crítico, faz-se necessário. Portanto, objetivou-se utilizar a produção de heredogramas pelos alunos através de investigação de características genéticas familiares como ferramenta para o ensino de conceitos abstratos da área de genética, proporcionando a contextualização de características observas no dia a dia. O trabalho iniciou com aulas teóricas para alunos do 9º ano em suas respectivas salas de aula, seguidas de aplicação de atividades. Um total de 85 alunos escolheu uma característica de herança genética comprovada e fizeram investigações entre membros da família para verificar quais deles possuíam ou não a característica. Após a coleta de informações, iniciaram a montagem do heredograma usando símbolos convencionais para heredogramas, hachurando os indivíduos com a característica e fazendo inferência de genótipos por observação do fenótipo. Em seguida, ocorreram correções no papel, no quadro e mini reuniões individuais com os alunos para ajustes finais do heredograma. Dos 85 alunos que aceitaram produzir o heredograma 70 deles finalizaram o trabalho e aceitaram apresenta-lo à turma, os outros 15 ficaram inacabados sem fazerem as correções. As apresentações foram importantes para discussões e questionamentos entre os alunos e para verificar o aprendizado deles acerca dos genótipos inferidos. Essas ações permitiram observar que, de fato, o modelo didático aqui utilizado colabora para o aprendizado dos alunos podendo ser aplicados nos diferentes níveis de ensino.

 

Palavras-chave: Fenótipo, Genótipo, Genética familiar, Hereditariedade.

 

Biografia do Autor

Leandro Pereira Rezende, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Genética Evolutiva e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Efetivo da Rede Pública Municipal de Imperatriz - Maranhão; leandrorezende.1990@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Rezende, L. P. (2023). HEREDOGRAMAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE GENÉTICA PARA ALUNOS DO 9º ANO ANOS FINAIS . PESQUISA EM FOCO, 28(2). https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3522

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)