FERRAMENTAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁXIS DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2477Resumo
Este texto tem como proposta investigar sobre a utilização das ferramentas digitais pelo professor que atua na alfabetização e letramento, salientando a práxis docente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Buscou aporte teórico em autores cujas abordagens discutem a utilização das ferramentas digitais na educação, como também, melhor compreensão de como trabalhá-las no contexto escolar e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização e letramento. A metodologia utilizada foi as narrativas de formação e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa. Os participantes da pesquisa foram 6 professores de duas escolas municipais de Cuiabá. Uma escola atende crianças na Educação Infantil (3 a 5 anos) e outra, crianças no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Os resultados apontaram que os recursos tecnológicos disponíveis na escola são limitados e são utilizados pelos professores como estratégia de ensino aprendizagem. Apontaram também que a falta de domínio dos recursos digitais, por parte dos professores, vem ocasionando limitações na sua prática levando à preocupação, uma vez que de alguma forma esses alunos convivem diariamente com recursos digitais no seu dia-a-dia. Diante desses pontos percebidos, foi proposta uma oficina para auxiliar o professor sobre a utilização de recursos tecnológicos que antes eram desconhecidos.
Palavras-chave: Alfabetização e letramento, Ferramentas digitais, Práxis docentes.