FERRAMENTAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁXIS DOCENTE

Autores

  • Edenar Souza Monteiro Universidade de Cuiabá
  • Fernanda Marconato Correia Universidade de Cuiabá
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2477

Resumo

Este texto tem como proposta investigar sobre a utilização das ferramentas digitais pelo professor que atua na alfabetização e letramento, salientando a práxis docente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Buscou aporte teórico em autores cujas abordagens discutem a utilização das ferramentas digitais na educação, como também, melhor compreensão de como trabalhá-las no contexto escolar e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização e letramento. A metodologia utilizada foi as narrativas de formação e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa. Os participantes da pesquisa foram 6 professores de duas escolas municipais de Cuiabá. Uma escola atende crianças na Educação Infantil (3 a 5 anos) e outra, crianças no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Os resultados apontaram que os recursos tecnológicos disponíveis na escola são limitados e são utilizados pelos professores como estratégia de ensino aprendizagem. Apontaram também que a falta de domínio dos recursos digitais, por parte dos professores, vem ocasionando limitações na sua prática levando à preocupação, uma vez que de alguma forma esses alunos convivem diariamente com recursos digitais no seu dia-a-dia. Diante desses pontos percebidos, foi proposta uma oficina para auxiliar o professor sobre a utilização de recursos tecnológicos que antes eram desconhecidos.

 

Palavras-chave: Alfabetização e letramento, Ferramentas digitais, Práxis docentes.

Biografia do Autor

Edenar Souza Monteiro, Universidade de Cuiabá

Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil

Fernanda Marconato Correia, Universidade de Cuiabá

Universidade de Cuiabá, Bolsista Funadesp, MT, Brasil

Eliza Adriana Sheuer Nantes

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

Monteiro, E. S. ., Correia, F. M. ., & Nantes, E. A. S. . (2021). FERRAMENTAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁXIS DOCENTE. PESQUISA EM FOCO, 25(2). https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2477

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)