EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO: UM DIÁLOGO COM AS ALUNAS DE PEDAGOGIA

Autores

  • Maria Geni Pereira Bilio UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
  • Edenar Souza Monteiro UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
  • Maria da Graças Campos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2720

Resumo

As transformações sociais, culturais e econômicas que ocorrem diariamente afetam a humanidade como um todo. Neste sentido, a evolução tecnológica, refletindo na vida da sociedade contemporânea. Este trabalho surgiu a partir da observação de um grupo de professoras, para verificar o que realmente as levam a optar por um curso de licenciatura em uma faculdade semipresencial. A pesquisa tem como objetivo conhecer os motivos que levaram as alunas a escolherem uma faculdade semipresencial. Neste sentido, observa-se diariamente o surgimento de novas faculdades virtuais, minimizando a distância entre às pessoas e à sua profissionalização. Os estudos tratam de uma experiência desenvolvida na faculdade UNOPAR/Cuiabá, entre os anos de 2016/2017 com alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, se caracterizando como uma pesquisa de natureza qualitativa e com metodologia Narrativa, quando as alunas escreveram os relatos da contribuição da Educação à Distância para o processo de formação, ressignificando a visão, as experiências e as expectativas das alunas frente à graduação e formação profissional.

 

Palavras-chave: Educação à distância, Evolução tecnológica, Profissionalização, Construção do conhecimento.

 

 

Biografia do Autor

Maria Geni Pereira Bilio, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

Universidade de Cuiabá

Edenar Souza Monteiro, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, MT, Brasil.

Maria da Graças Campos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Universidade Estadual do Maranhão, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu  em Ensino, MT, Brasil

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Bilio, M. G. P., Monteiro, E. S. ., & Campos, M. da G. . (2022). EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO: UM DIÁLOGO COM AS ALUNAS DE PEDAGOGIA. PESQUISA EM FOCO, 26(2). https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2720

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)