EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO: UM DIÁLOGO COM AS ALUNAS DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2720Resumo
As transformações sociais, culturais e econômicas que ocorrem diariamente afetam a humanidade como um todo. Neste sentido, a evolução tecnológica, refletindo na vida da sociedade contemporânea. Este trabalho surgiu a partir da observação de um grupo de professoras, para verificar o que realmente as levam a optar por um curso de licenciatura em uma faculdade semipresencial. A pesquisa tem como objetivo conhecer os motivos que levaram as alunas a escolherem uma faculdade semipresencial. Neste sentido, observa-se diariamente o surgimento de novas faculdades virtuais, minimizando a distância entre às pessoas e à sua profissionalização. Os estudos tratam de uma experiência desenvolvida na faculdade UNOPAR/Cuiabá, entre os anos de 2016/2017 com alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, se caracterizando como uma pesquisa de natureza qualitativa e com metodologia Narrativa, quando as alunas escreveram os relatos da contribuição da Educação à Distância para o processo de formação, ressignificando a visão, as experiências e as expectativas das alunas frente à graduação e formação profissional.
Palavras-chave: Educação à distância, Evolução tecnológica, Profissionalização, Construção do conhecimento.