PRÁTICA DISCURSIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3o ANO: O BILHETE COMO UMA POSSIBILIDADE REAL DE PRODUÇÃO TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2721Resumo
Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, parte da pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino, envolvendo duas professoras do 3o ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos do ano letivo de 2019. O objetivo deste trabalho é buscar orientações metodológicas para promover na sala de aula propostas de escrita em que o/a aluno/a se sinta estimulado a produzir textos, compreendendo a função e funcionamento destes no meio social. Dentre as diversas orientações metodológicas geradas durante a pesquisa, trazemos o bilhete como uma das possibilidades reais de produção textual por crianças em fase de alfabetização. O estudo, utiliza o método da pesquisa colaborativa, pois pesquisadores e professoras colaboradoras estudam, planejam, aplicam e avaliam as atividades desenvolvidas. Os autores que ancoram este estudo são: Smolka (2012), Jolibert e Jacob (2006), Jolibert e Sraik (2008), entre outros. Os resultados mostram que as crianças do 3o ano são capazes de produzir texto, contextualizados, desde que seja discutido com elas: o quê, para que, e para quem escrevem, isto é, que se estabeleçam com elas as interações discursivas e dialógicas próprias da linguagem escrita.
Palavras-chave: Alfabetização, Linguagem escrita, Produção de textos.