PRÁTICA DISCURSIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3o ANO: O BILHETE COMO UMA POSSIBILIDADE REAL DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

  • Cleia Silva Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Rosiara Costa Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2721

Resumo

Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, parte da pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino, envolvendo duas professoras do 3o ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos do ano letivo de 2019. O objetivo deste trabalho é buscar orientações metodológicas para promover na sala de aula propostas de escrita em que o/a aluno/a se sinta estimulado a produzir textos, compreendendo a função e funcionamento destes no meio social. Dentre as diversas orientações metodológicas geradas durante a pesquisa, trazemos o bilhete como uma das possibilidades reais de produção textual por crianças em fase de alfabetização. O estudo, utiliza o método da pesquisa colaborativa, pois pesquisadores e professoras colaboradoras estudam, planejam, aplicam e avaliam as atividades desenvolvidas. Os autores que ancoram este estudo são: Smolka (2012), Jolibert e Jacob (2006), Jolibert e Sraik (2008), entre outros. Os resultados mostram que as crianças do 3o ano são capazes de produzir texto, contextualizados, desde que seja discutido com elas: o quê, para que, e para quem escrevem, isto é, que se estabeleçam com elas as interações discursivas e dialógicas próprias da linguagem escrita.

Palavras-chave: Alfabetização, Linguagem escrita, Produção de textos.

Biografia do Autor

Cleia Silva Pinto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestra em Gestão de Ensino da Educação Básica (UFMA), possui Pós-Graduação em Educação em Educação Especial e Práticas Inclusivas, cursou Pedagogia pela UFMA. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais (GruPELPAI).

Rosiara Costa Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestra em Gestão de Ensino da Educação Básica (UFMA), possui Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, cursou Pedagogia pela UFMA. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais (GruPELPAI).

Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Educação. Vice-Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GruPELPAI

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Pinto, C. S. ., Soares, R. C. ., & Fernandes, V. M. D. C. (2022). PRÁTICA DISCURSIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 3o ANO: O BILHETE COMO UMA POSSIBILIDADE REAL DE PRODUÇÃO TEXTUAL. PESQUISA EM FOCO, 26(2). https://doi.org/10.18817/pef.v26i2.2721