AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E PRÁTICAS DE GESTÃO A PARTIR DOS RESULTADOS DO ENADE NA UEMA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3745Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o processo de avaliação, regulação e práticas de gestão a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Na tentativa de alcançar o objetivo proposto, busca-se identificar as práticas de gestão e acadêmicas e o processo formativo a partir do Projeto Pedagógico de quatro cursos (Ciências Biológicas, Pedagogia, Matemática e Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e literaturas) do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Campus São Luís e a regulação pelo Conselho Estadual do Maranhão - CEE/MA. Os dados analisados decorrem dos resulatdos do ENADE nas edições de 2011, 2014 e 2017, aliados as respostas relativas às entrevistas realizadas com os gestores e representantes do CEE. Os resultados apontam que é importante enfatizar que não basta política de acesso sem ações que contribuam para a permanência do estudante. Pode-se concluir que há uma evidente relação entre acesso, desempenho e permanência o que torna fundamental o desenvolvimento de políticas institucionais. Em relação à regulação realizada pelo CEE, o dado mais significativo está na dimensão corpo docente, referente ao indicador quadro permanente e temporários e regime de trabalho.