AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E PRÁTICAS DE GESTÃO A PARTIR DOS RESULTADOS DO ENADE NA UEMA

Autores

  • Ana Lúcia Cunha Duarte UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
  • Fabíola de Jesus Soares Santana UNIVERSAIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
  • Kallyne Kafuri Alves Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES)
  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3745

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o processo de avaliação, regulação e práticas de gestão a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Na tentativa de alcançar o objetivo proposto, busca-se identificar as práticas de gestão e acadêmicas e o processo formativo a partir do Projeto Pedagógico de quatro cursos (Ciências Biológicas, Pedagogia, Matemática e Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e literaturas) do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Campus São Luís e a regulação pelo Conselho Estadual do Maranhão - CEE/MA. Os dados analisados decorrem dos resulatdos do ENADE nas edições de 2011, 2014 e 2017, aliados as respostas relativas às entrevistas realizadas com os gestores e representantes do CEE. Os resultados apontam que é importante enfatizar que não basta política de acesso sem ações que contribuam para a permanência do estudante. Pode-se concluir que há uma evidente relação entre acesso, desempenho e permanência o que torna fundamental o desenvolvimento de políticas institucionais. Em relação à regulação realizada pelo CEE, o dado mais significativo está na dimensão corpo docente, referente ao indicador quadro permanente e temporários e regime de trabalho.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Cunha Duarte, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Professora Associada I do Departamento de Educação do Centro de Educação, Ciências, Exatas e Naturais (CECEN) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA. Campus São Luís/MA-Brasil, Cidade Universitária Paulo VI. E-mail: anaduarte5621@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6176-6750. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA - Mestrado Profissional em Educação.

Fabíola de Jesus Soares Santana, UNIVERSAIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Professora Associada I do Departamento de Letras do Centro de Educação, Ciências, Exatas e Naturais (CECEN) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras – UEMA, Campus São Luís/MA-Brasil Cidade Universitária Paulo VI. E-mail: fabiolasantana@professor.uema.br. ORCID: https://orcid.org/0000- 0002-0708-3449. É Chefa da Assessoria Técnica da Reitoria da Uema.

Kallyne Kafuri Alves, Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES)

Professora Titular na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), integra o Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE/UFES). E-mail: kallynekafuri@gmail.com ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5075-0676

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br ORCID: É Diretora da Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). http://orcid.org/0000-0002-8660-1741

 

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Publicado

2024-06-17 — Atualizado em 2024-06-18

Como Citar

Duarte, A. L. C., Santana, F. de J. S., Alves, K. K., & Gomes, S. dos S. (2024). AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E PRÁTICAS DE GESTÃO A PARTIR DOS RESULTADOS DO ENADE NA UEMA. PESQUISA EM FOCO, 29(1). https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3745

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