INCIDÊNCIA DE ENTEROPARASITOS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (2º AO 5º ANOS) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS – MA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pesquisa%20em%20foco.v20i1.785Resumo
O parasitismo intestinal ainda constitui um dos mais sérios problemas de saúde pública no Brasil, principalmente pela sua correlação com o grau de desnutrição das populações, afetando especialmente o desenvolvimento físico, psicossomático e social de escolares. Sendo assim, a presente pesquisa objetivou verificar a incidência de enteroparasitos em escolares do ensino fundamental (2º ao 5º anos) de duas escolas da rede pública municipal de São Luís, Maranhão. Foram realizados 230 exames parasitológicos de fezes na primeira escola – UEB “Prof. Nascimento de Moraes” –, e 126 na segunda escola – UEB “Tancredo Neves”. A técnica coproparasitológica utilizada para processamento das amostras e detecção de cistos de protozoários e ovos de helmintos foi o Método de Hofmam, Pons e Janer ou Método de Sedimentação Espontânea. O índice de positividade para parasitos intestinais foi de 31,74%, na primeira escola, e de 32,5%, na segunda escola. Sobre o tipo de parasitismo encontrado nas amostras fecais dos escolares, constatou-se, na UEB “Prof. Nascimento de Moraes”, que 72,23% estavam monoparasitadas, 21,91% biparasitadas e 6,86% triparasitadas. As modalidades de parasitismo encontradas nas amostras da UEB “Tancredo Neves” foram monoparasitismo, representando 12,2%, e o biparasitismo, correspondendo a 77,8%. A frequência de alunos albergando helmintos intestinais foi de 73,97% na primeira escola e de 24,4%, na segunda escola. Quanto à incidência de protozoários, na UEB “Prof. Nascimento de Moraes”, encontramos 61,64% de positividade. Na UEB “Tancredo Neves”, a incidência de protozoários foi de 87,8%. Tais resultados mostram-se elevados e sugerem que ações educativas devem ser priorizadas. Palavras-chave: ensino fundamental, exames coproparasitológicos, parasitoses intestinais. ABSTRACT The intestinal parasitism is still one of the most serious public health problems in Brazil, mainly because of its correlation with the degree of malnutrition among populations, especially affecting the physical, psychosomatic and social school. Thus, the present study aimed to determine the incidence of intestinal parasites in primary schools (2nd to 5th years) from two public schools city of São Luís, Maranhão. Were conducted 230 exams for parasites in the first school, UEB “Prof. Nascimento de Moraes”, and 126 in the second school, UEB “Tancredo Neves.” The technique coproparasitologic used for processing of the samples and detection of protozoan cysts and helminth eggs was Method Hofmam, Pons and Janer or spontaneous sedimentation method. The positivity rate for intestinal parasites was 31,74% in the first school and 32,5% in the second school. About parasitism found in faecal samples of students, in the UEB “Prof. Nascimento de Moraes”, it was found that 72,23% were monoparasited, 21,91% biparasited e 6,86% triparasited. The modalities of parasitism found in samples of UEB "Tancredo Neves" were monoparasitism, representing 12,2% and biparasitism, corresponding to 77,8%. The frequency of students sheltering intestinal helminths was 73,97% in the first school and 24,4% in the second school. As to the incidence of protozoa, in the UEB “Prof. Nascimento de Moraes”, found 61,64% positivity. In the UEB "Tancredo Neves," protozoal incidence was 87,8%. These results were high and suggest that educational initiatives must be prioritized. Keywords:fundamental education,coproparasitologic exams, intestinal parasites.Downloads
Publicado
2015-06-29
Como Citar
Sá-Silva, J. R., Nunes, D. S., Monroe, N. B., Leite, P. R., & Santos, W. H. L. dos. (2015). INCIDÊNCIA DE ENTEROPARASITOS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (2º AO 5º ANOS) DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS – MA. PESQUISA EM FOCO, 20(1). https://doi.org/10.18817/pesquisa em foco.v20i1.785
Edição
Seção
Artigos