USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ENGENHARIA DE PESCA EM DIFERENTES SETORES: UMA REVISÃO

Autores/as

  • Anthony Alves de Amorim UNEB
  • Ticiano Rodrigo Almeida Oliveira Universidade do Estado da Bahia -UNEB- Campus VIII

DOI:

https://doi.org/10.18817/repesca.v16i4.4267

Resumen

Esta revisão bibliográfica analisa o uso da Inteligência Artificial (IA) na Engenharia de Pesca, com foco nos setores de aquicultura, pesca extrativa e monitoramento ambiental. A pesquisa foi conduzida com base em 29 trabalhos publicados entre 2021 e 2025, obtidos em bases científicas como Scielo e ScienceDirect. Com base no material analisado, a aquicultura destaca-se como setor com maior avanço em relação ao uso da IA, com ênfase em sistemas autônomos de cultivo. Na pesca, as aplicações mais abordadas são o rastreamento de embarcações e a previsão de capturas, já no monitoramento ambiental seu principal uso destina-se a prever riscos ecológicos e analisar grandes volumes de dados. Apesar dos benefícios, desafios como custos, capacitação técnica e aceitação ainda limitam a adoção das IAs no setor pesqueiro. Conclui-se que a Inteligência Artificial possui alto potencial transformador, sendo essencial investimentos para sua integração aos setores da Engenharia de Pesca de maneira  inclusiva e sustentável.

Biografía del autor/a

Ticiano Rodrigo Almeida Oliveira, Universidade do Estado da Bahia -UNEB- Campus VIII

Possui Pós-doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Sergipe, pelo PRODEMA - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pesquisando os efeitos das mudanças climáticas sobre a pesca artesanal em Aracaju, com base na Cartografia Social e Ciência Cidadã. É Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, também pelo PRODEMA - UFS, Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia. Professor de Extensão Pesqueira na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus Paulo Afonso. Atua com projetos de pesquisa e extensão junto às comunidades de pescadores artesanais na região Nordeste do Brasil, nas áreas de Pesca Artesanal, Ecologia Humana, Extensão Rural e Pesqueira, Estudos Agrários e Territoriais e Mudanças Climáticas. É Pesquisador do GESEA - Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Gestão, Saúde e Educação Ambientais, da Universidade Federal de Sergipe e do Opara - Centro de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação, da Universidade do Estado da Bahia.

Publicado

2025-10-28

Cómo citar

Alves de Amorim, A., & Almeida Oliveira, T. R. (2025). USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ENGENHARIA DE PESCA EM DIFERENTES SETORES: UMA REVISÃO. Revista Brasileira De Engenharia De Pesca, 16(4), 01–10. https://doi.org/10.18817/repesca.v16i4.4267