Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial

(In defense of the teaching of ancient history in contemporary schools: Common National Curriculum Base, uses of the past and decolonial pedagogy)

Autores

  • Guilherme Gomes Moerbeck UERJ - Departamento de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2525

Palavras-chave:

História Antiga, Ensino de História, Usos do passado, Pedagogia decolonial, BNCC

Resumo

O presente artigo pretende retomar um dos debates político-acadêmicos mais complexos dos últimos anos, aquele que concerne à BNCC e a disciplina de História Antiga ensinada nas escolas. Se por um lado, as discussões e polêmicas acabaram por sublinhar mais claramente as divisões internas do campo de História e seus diferentes projetos, por outro lado, os docentes da área de História Antiga aprofundaram os estudos relativos ao ensino da Antiguidade, em particular, após o ano de 2015 A partir desse impulso, à medida que surgiam novas possibilidades de diálogo com as tendências pós-coloniais da educação, outras, como os estudos da recepção, dos usos do passado, bem como a pesquisa em torno do pensamento histórico se fortaleciam no domínio mencionado. Ao termo, este artigo é tanto síntese quanto proposição de uma História Antiga para as escolas, de uma Antiguidade inextrincavelmente vinculada às preocupações do mundo contemporâneo.

capa 2021.1

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Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

Reflexões sobre o ensino de Antiga e Medieval