Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial
(In defense of the teaching of ancient history in contemporary schools: Common National Curriculum Base, uses of the past and decolonial pedagogy)
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2525Palavras-chave:
História Antiga, Ensino de História, Usos do passado, Pedagogia decolonial, BNCCResumo
O presente artigo pretende retomar um dos debates político-acadêmicos mais complexos dos últimos anos, aquele que concerne à BNCC e a disciplina de História Antiga ensinada nas escolas. Se por um lado, as discussões e polêmicas acabaram por sublinhar mais claramente as divisões internas do campo de História e seus diferentes projetos, por outro lado, os docentes da área de História Antiga aprofundaram os estudos relativos ao ensino da Antiguidade, em particular, após o ano de 2015 A partir desse impulso, à medida que surgiam novas possibilidades de diálogo com as tendências pós-coloniais da educação, outras, como os estudos da recepção, dos usos do passado, bem como a pesquisa em torno do pensamento histórico se fortaleciam no domínio mencionado. Ao termo, este artigo é tanto síntese quanto proposição de uma História Antiga para as escolas, de uma Antiguidade inextrincavelmente vinculada às preocupações do mundo contemporâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.