APLICAÇÃO DE EXTRATOS DE SECURIDACA LONGEPEDUNCULATA EM EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE QUÍMICAS*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2905

Palavras-chave:

Extratos. Securidaca longepedunculata. Experiências escolares. Cinética química.

Resumo

Os extratos vegetais vem sendo utilizados desde século XVII como materiais didáticos, especificamente como indicadores de substâncias químicas. Diante de situações de carência de materiais e reagentes, os professores são chamados a serem criativos, usando meios mais disponíveis no seu contexto. Este estudo foi desenvolvido com objetivo de avaliar o efeito dos extratos da casca de caule de Securidaca longepedunculata para a demonstração da influência dos fatores cinéticos na velocidade das reações químicas. A matéria vegetal foi seca e processada em pó. A pesquisa foi experimental com quatro ensaios destinados para demonstrar a influência dos catalisadores, concentração, superfície de contato e temperatura. Os resultados alcançados mostram que os extratos apresentam efeitos visuais perante o dicromato de potássio, os procedimentos didáticos são fáceis de uso e que o tornam um reagente capaz de demostrar a influência dos fatores sobre a velocidade de uma reação química.

Biografia do Autor

Isac Cláudio Minisso, Ministério da Educação-Moçambique

*Agradecimentos: Os pesquisadores agradecem de forma especial a Direção da Universidade Rovuma Delegação de Niassa, pelo apoio disponibilizado para a realização desta pesquisa.

Escola Secundária Geral do Aeroporto – Lichinga - Niassa, Moçambique.

Geraldo Alfredo Gueze, Universidade Rovuma

Universidade Rovuma, Departamento de Ciências Naturais e Matemática, Curso de Química - Niassa, Moçambique.

Gisele Lopes de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Ciência da Saúde – Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

Cláudio Minisso, I. ., Alfredo Gueze, G. ., & Lopes de Oliveira, G. . (2022). APLICAÇÃO DE EXTRATOS DE SECURIDACA LONGEPEDUNCULATA EM EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE QUÍMICAS*. Revista Ciência Geográfica, 26(01), 544-554. https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2905

Edição

Seção

ARTIGOS DE ABRANGÊNCIA GERAL