REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS GEOGRÁFICA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL*

Autores

  • Janaina Bonini UNESP/Bauru - SP
  • Luis Roberto Rizzi Marraccini UNESP/Bauru - SP
  • Lourenço Magnoni Júnior FETC / UNESP - BAURU

Palavras-chave:

Espaço Geográfico. Desenvolvimento. Educação Socioambiental. Sociedade.

Resumo

A Geografia é a ciência que estuda as relações dos homens entre si e destes com a natureza e os elementos que a compõem. No mundo atual, ao agir para transformar a natureza por meio da aplicação do conhecimento técnico, científico e informacional, o homem constrói e reconstrói o espaço geográfico dentro das regras do modo de produção do capitalismo globalizado. Entre os inúmeros desafios da Geografia, a produção do espaço geográfico constitui-se como uma das principais questões contemporâneas acerca da apropriação da natureza pelos humanos, as quais tem promovido o avanço de problemas de ordem econômica, política, social e ambiental, representando de maneira significativa os valores das sociedades que os constroem e os reproduzem em conformidade ao poder e influência do capital economicista e consumista global. Perante o presente contexto, o ensino da Geografi a na educação básica é de grande valia para estudar e refletir sobre os problemas do mundo da era pós-moderna.

Biografia do Autor

Janaina Bonini, UNESP/Bauru - SP

*Trabalho apresentado no II Seminário Internacional de Geografia - Milton Santos 20 anos depois: Desafios de uma herança intelectual. Evento remoto realizado em novembro de 2021: Eixo Temático: Natureza e socio ambiente na Geografia.
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru - SP.

Luis Roberto Rizzi Marraccini, UNESP/Bauru - SP

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru - SP. 

Lourenço Magnoni Júnior, FETC / UNESP - BAURU

Graduado em Geografia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP Campus de Bauru - SP, da Faculdade de Tecnologia de Lins (Fatec) e das Escolas Técnicas Estaduais Astor de Mattos Carvalho de Cabrália Paulista - SP e Rodrigues de Abres de Bauru - SP (Unidades de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza). Membro do Grupo Assessor de Ciência e Tecnologia do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) – Regional Américas e Caribe e da Diretoria Executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP. 

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Bonini, J. ., Roberto Rizzi Marraccini, L. ., & Magnoni Júnior, L. . (2022). REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS GEOGRÁFICA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL*. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 1129-1144. Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2937