A REPRESENTAÇÃO DAS PAISAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL POR MEIO DO USO DE RECURSOS GRÁFICOS INTERATIVOS

Autores

  • Tadeu Jussani Martins rede de ensino pública do Estado de São Paulo
  • Andréa Aparecida Zacharias Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/FCTE-Campus de Ourinhos-SP

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3060

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino Fundamental. Geovisualização. Raciocínio Geográfico.

Resumo

O artigo busca contribuir com reflexões sobre o estudo das paisagens no Ensino Fundamental, uma etapa da Educação Básica no Brasil cuja faixa etária dos estudantes variam de 6 a 17 anos de idades. Para tanto, apresenta-se um quadro de habilidades sequenciais que mencionam, explicitamente, o termo “paisagem” ou “paisagens” como foco de estudo proposto em documentos que direcionam o ensino de Geografia (como a BNCC) e, a partir de então, algumas reflexões são ponderadas sobre como paisagem é (e pode ser ou possa vir a ser) tratada no cotidiano escolar.  Nesse caminho, chega-se à proposta da Geovisualização, técnica capaz de viabilizar, de forma interativa, a representação e o estudo das paisagens. Deste modo, propõe-se a retomada de um modelo conceitual da Geovisualização e, como resultado, é apresentado e discutido um exemplo de recurso digital: o GeoGuessr, um jogo de adivinhação que viabiliza o estudo das paisagens por meio da interatividade.

Biografia do Autor

Tadeu Jussani Martins, rede de ensino pública do Estado de São Paulo

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – PPGG / IGCE / UNESP – e Professor Coordenador Pedagógico na rede de ensino pública do Estado de São Paulo.

Andréa Aparecida Zacharias, Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/FCTE-Campus de Ourinhos-SP

PhD em Geografia, Profª. da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/FCTE-Campus de Ourinhos-SP, Profª. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Geografia - UNESP/Câmpus de Rio Claro-SP, Líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq.

Downloads

Publicado

17-11-2022

Como Citar

Martins, T. J. ., & Zacharias, A. A. . (2022). A REPRESENTAÇÃO DAS PAISAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL POR MEIO DO USO DE RECURSOS GRÁFICOS INTERATIVOS. Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1252–1268. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3060