EXPERIMENTANDO CINEMA NUM LUGAR-ESCOLA A PARTIR DE PAISAGENS EM DESAPARIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3064Palavras-chave:
Lugar. Educação. Audiovisual. Experimentação.Resumo
O presente artigo apresenta parte dos processos de duas formações de professores ocorridas em escolas públicas. Elas se dedicaram a assistir, conversar e produzir imagens e sons, enquanto seus percursos foram acompanhados através do método da cartografia. Os professores assistiram fragmentos de filmes sensíveis às transformações espaciais e sociais sentidas nas paisagens e no cotidiano de seres cujos aspectos locais, comunitários e/ou públicos de seus modos de vida têm sido ameaçados por interesses privados com apoio estatal. E depois realizaram experimentações audiovisuais baseadas nas maneiras de filmar presentes nessas obras, precisando lidar com limites formais inspirados na “pedagogia do dispositivo”, em que a representação de uma narrativa, mensagem, e/ou roteiro fechado não tem centralidade. Esses limites fizeram essa produção audiovisual ser atravessada com certa intensidade pelo acaso das forças e materialidades de um lugar-escola, considerando o conceito de “lugar” a partir dos geógrafos Doreen Massey e Wenceslao Oliveira Jr.