EXPERIMENTANDO CINEMA NUM LUGAR-ESCOLA A PARTIR DE PAISAGENS EM DESAPARIÇÃO

Autores

  • Katharine Rafaela Diniz Nunes UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3064

Palavras-chave:

Lugar. Educação. Audiovisual. Experimentação.

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos processos de duas formações de professores  ocorridas em escolas públicas. Elas se dedicaram a assistir, conversar e produzir imagens e sons, enquanto seus percursos foram acompanhados através do método da cartografia. Os professores assistiram fragmentos de filmes sensíveis às transformações espaciais e sociais sentidas nas paisagens e no cotidiano de seres cujos aspectos locais, comunitários e/ou públicos de seus modos de vida têm sido ameaçados por interesses privados com apoio estatal. E depois realizaram experimentações audiovisuais baseadas nas maneiras de filmar presentes nessas obras, precisando lidar com limites formais inspirados na “pedagogia do dispositivo”, em que a representação de uma narrativa, mensagem, e/ou roteiro fechado não tem centralidade. Esses limites fizeram essa produção audiovisual ser atravessada com certa intensidade pelo acaso das forças e materialidades de um lugar-escola, considerando o conceito de “lugar” a partir dos geógrafos Doreen Massey e Wenceslao Oliveira Jr.

 

Biografia do Autor

Katharine Rafaela Diniz Nunes, UNICAMP

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

17-11-2022

Como Citar

Nunes, K. R. D. . (2022). EXPERIMENTANDO CINEMA NUM LUGAR-ESCOLA A PARTIR DE PAISAGENS EM DESAPARIÇÃO . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1158–1172. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3064