EDUCAÇÃO NA CIDADE: OS “PREDINHOS” DE JABAETÉ

Autores

  • João Nolasco Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Sandra Soares Della Fonte Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3067

Palavras-chave:

Educação na Cidade. Habitar / Habitat. Lefebvre.

Resumo

Buscou-se revelar a cidade como espaço de disputa e cisão sócio espacial, a partir da prática espacial da habitação, de modo a deslindar suas contradições ao abordar alguns conflitos socioespaciais materializados no modelo de habitação do Residencial Vila Velha. A análise dos dados sinaliza a dominância da lógica do capital que impõe a moradia como habitat. Isso significa que, ao estar submetida à lógica do valor, essa moradia na forma condominial expressa a segregação da cidade e de seus espaços. Por mais que prevaleça a lógica racionalizada do habitat nesse condomínio, os habitantes do Residencial Vila Velha podem estabelecer com sua moradia algo que escapa à lógica da mercadoria. A Viagem Formativa carrega uma potência criadora capaz de modificar o significado da paisagem ao estimular diferentes percepções e sentimentos que brotam durante o percurso.

Biografia do Autor

João Nolasco Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Doutora da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Ribeiro, J. N. ., & Della Fonte, S. S. . (2022). EDUCAÇÃO NA CIDADE: OS “PREDINHOS” DE JABAETÉ . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1343–1355. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3067