NARRATIVAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS: ENTRELAÇANDO POSSIBILIDADES COM GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Daniele Almeida Soares Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Janaína de Oliveira Freitas Coutinho Rede municipal de Vitória-ES
  • Maria Beatriz Ferreira Celestino Costa PPGMPE/UFES
  • Regina Godinho de Alcântara PPGMPE/UFES

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3079

Palavras-chave:

Povos originários. Geografia. Língua Portuguesa. Literatura Indígena. Paisagem.

Resumo

O artigo objetiva evidenciar a prática pedagógica, entrelaçada com Geografia e Língua Portuguesa, desenvolvida por meio do Projeto de Intervenção Interdisciplinar “Narrativas dos Povos Originários”, proposto por professores e licenciandos do Programa Residência Pedagógica/Ufes, em uma escola municipal de Vitória/ES, no ano de 2021. Teve como foco propiciar o encontro dos estudantes da educação básica com conhecimentos e saberes produzidos pelos povos originários, por meio da apresentação de diferentes narrativas, aliadas a conteúdos previstos pelo currículo e práticas pedagógicas pressupostas pelo ensino indígena. Dialogando com autores expoentes, dentre eles Aziz Ab´Saber (2003), Bertrand (1971), Bakhtin (1997, 2014, 2018), Cândido (2004), Zilberman (2009) e Munduruku (2005, 2012), asseverou a potência da literatura indígena no enfoque de questões que tangenciam a paisagem como herança, evidenciando, assim, uma prática pedagógica interdisciplinar que, primando pela dialogia e pela discursividade, beneficiou e assegurou a compreensão de nossa corresponsabilidade perante a manutenção da sócio-biodiversidade do planeta.

Biografia do Autor

Daniele Almeida Soares, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Residente da 2ª edição do Programa Residência Pedagógica atuante na escola-campo EMEF Eliane Rodrigues dos Santos. Professora de idiomas.

Janaína de Oliveira Freitas Coutinho, Rede municipal de Vitória-ES

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Vitória-ES. 

Maria Beatriz Ferreira Celestino Costa, PPGMPE/UFES

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da Rede Estadual do Espírito Santo e da Rede Municipal de Vitória/ES. Preceptora do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto de Língua Portuguesa/UFES (2018/2019 -2020/2021), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGMPE/UFES.

Regina Godinho de Alcântara, PPGMPE/UFES

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, do Centro de Educação/Ufes. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGMPE/UFES.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Soares, D. A. ., Coutinho, J. de O. F. ., Costa, M. B. F. C. ., & Alcântara, R. G. de . (2022). NARRATIVAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS: ENTRELAÇANDO POSSIBILIDADES COM GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1503–1525. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3079