NARRATIVAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS: ENTRELAÇANDO POSSIBILIDADES COM GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs-es

  • Daniele Almeida Soares Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Janaína de Oliveira Freitas Coutinho Rede municipal de Vitória-ES
  • Maria Beatriz Ferreira Celestino Costa PPGMPE/UFES
  • Regina Godinho de Alcântara PPGMPE/UFES

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3079

Mots-clés :

Povos originários. Geografia. Língua Portuguesa. Literatura Indígena. Paisagem.

Résumé

O artigo objetiva evidenciar a prática pedagógica, entrelaçada com Geografia e Língua Portuguesa, desenvolvida por meio do Projeto de Intervenção Interdisciplinar “Narrativas dos Povos Originários”, proposto por professores e licenciandos do Programa Residência Pedagógica/Ufes, em uma escola municipal de Vitória/ES, no ano de 2021. Teve como foco propiciar o encontro dos estudantes da educação básica com conhecimentos e saberes produzidos pelos povos originários, por meio da apresentação de diferentes narrativas, aliadas a conteúdos previstos pelo currículo e práticas pedagógicas pressupostas pelo ensino indígena. Dialogando com autores expoentes, dentre eles Aziz Ab´Saber (2003), Bertrand (1971), Bakhtin (1997, 2014, 2018), Cândido (2004), Zilberman (2009) e Munduruku (2005, 2012), asseverou a potência da literatura indígena no enfoque de questões que tangenciam a paisagem como herança, evidenciando, assim, uma prática pedagógica interdisciplinar que, primando pela dialogia e pela discursividade, beneficiou e assegurou a compreensão de nossa corresponsabilidade perante a manutenção da sócio-biodiversidade do planeta.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniele Almeida Soares, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Residente da 2ª edição do Programa Residência Pedagógica atuante na escola-campo EMEF Eliane Rodrigues dos Santos. Professora de idiomas.

Janaína de Oliveira Freitas Coutinho, Rede municipal de Vitória-ES

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Vitória-ES. 

Maria Beatriz Ferreira Celestino Costa, PPGMPE/UFES

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da Rede Estadual do Espírito Santo e da Rede Municipal de Vitória/ES. Preceptora do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto de Língua Portuguesa/UFES (2018/2019 -2020/2021), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGMPE/UFES.

Regina Godinho de Alcântara, PPGMPE/UFES

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, do Centro de Educação/Ufes. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGMPE/UFES.

Téléchargements

Publié-e

2022-11-17

Comment citer

Soares, D. A. ., Coutinho, J. de O. F. ., Costa, M. B. F. C. ., & Alcântara, R. G. de . (2022). NARRATIVAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS: ENTRELAÇANDO POSSIBILIDADES COM GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1503–1525. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3079