ARQUITETURA POMERANA ESTEREOTIPADA: UMA VIAGEM FORMATIVA DESVELANDO A IDENTIDADE DE “FACHADA”

Autores

  • Swami Cordeiro Bérgamo Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)
  • Sandra Soares Della Fonte Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3065

Palavras-chave:

Identidade Pomerana. Educação na Cidade. Arquitetura. Marxismo.

Resumo

Abalizado na dissertação Identidade Pomerana: uma viagem formativa desvelando conflitos soterrados (BÉRGAMO, 2018), este artigo versa sobre os conflitos postos na construção da identidade do povo pomerano em Santa Maria de Jetibá (ES), evidenciados ou soterrados na configuração arquitetônica local. Problematiza o uso desta como instrumento constitutivo de uma identidade mercadorizada, favorecendo interesses turísticos e político-ideológicos em nome de uma suposta valorização cultural. São referências teóricas a Educação na Cidade e a relação entre cultura e identidade a partir da inspiração marxista. Dialoga com estudos sobre o neo-enxaimel de Santa Catarina. Por uma viagem formativa, analisam-se prédios em “estilo germânico”, os quais apontam uma “identidade de fachada”. Assim, sugere-se que a identidade pomerana não pode prescindir da referência de classes sociais. Essa problematização serve de subsídio para a atuação docente na Educação Básica. Oferece ainda uma viagem formativa contra-hegemônica aos pacotes turísticos que engessam a identidade pomerana ou a homogeneízam.

 

Biografia do Autor

Swami Cordeiro Bérgamo, Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)

Mestre em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Professor efetivo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Graça Aranha” / Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES).

Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (IFES campus Vitória) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Bérgamo, S. C. ., & Della Fonte, S. S. . (2022). ARQUITETURA POMERANA ESTEREOTIPADA: UMA VIAGEM FORMATIVA DESVELANDO A IDENTIDADE DE “FACHADA” . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1299–1324. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3065