Padronizar para governar - a política educacional na gestão de existências

Authors

  • Ana Claudia Carvalho Giordani Universidade Federal Fluminense
  • Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3569

Keywords:

Políticas territoriais. Políticas educacionais. Governança e uso corporativo da escola.

Abstract

Os vínculos entre as políticas territoriais e as políticas educacionais são desdobrados nas linhas (a) política educacional global; (b) governamentalidade algorítmica; (c) padronizar para governar - a política educacional na gestão de existências e (d) uso corporativo da escola como dominação. Antoni Verger, Evgeny Morozov, Milton Santos e Stephen Ball compõem a moldura teórica diante da intensificação de um conjunto de políticas neoliberais que tencionam a capacidade governativa democrática da educação, desde espaços escolares às esferas mais expansivas do poder (Estado e das redes políticas territoriais). As argumentações tecidas permitem concluir que as corporações são transmissoras das ordens globais que se impõem aos Estados intermediados por uma presença cada vez maior de suas ações nas esferas governamentais e no fazer escolar.

Author Biographies

Ana Claudia Carvalho Giordani, Universidade Federal Fluminense

Professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense.

Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Published

2024-01-03 — Updated on 2024-01-05

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How to Cite

Carvalho Giordani, A. C., & de Oliveira Teixeira, S. H. (2024). Padronizar para governar - a política educacional na gestão de existências. Revista Ciência Geográfica, 27(4), 2477–2490. https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3569 (Original work published January 3, 2024)