A importância do ensino de Geografia na região Pan-Amazônica contemporânea: realidades, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4194Keywords:
Geografia. Pan-Amazônica. Socioambiental. Pedagógico.Abstract
Este artigo aborda a importância do ensino de Geografia no mundo contemporâneo, com foco na região Pan-Amazônica, de modo que analisa realidades, desafios e perspectivas. Utiliza-se como base os pensamentos de Milton Santos, David Harvey, Paulo Freire e Bell Hooks, em que a discussão destaca como a Geografia pode ser uma ferramenta crítica para entender processos globais e locais, com vista a capacitar cidadãos a enfrentar questões socioambientais. São explorados os desafios específicos do ensino de Geografia na Pan-Amazônia, como a desigualdade socioeconômica e a degradação ambiental, e propostas pedagógicas que possam promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável. O artigo sugere que o ensino geográfico deve ser transformador, de maneira a possibilitar ações locais e globais conscientes.