A importância do ensino de Geografia na região Pan-Amazônica contemporânea: realidades, desafios e perspectivas

Autores/as

  • Hamilton Abdon Ayres Elage

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4194

Palabras clave:

Geografia. Pan-Amazônica. Socioambiental. Pedagógico.

Resumen

Este artigo aborda a importância do ensino de Geografia no mundo contemporâneo, com foco na região Pan-Amazônica, de modo que analisa realidades, desafios e perspectivas. Utiliza-se como base os pensamentos de Milton Santos, David Harvey, Paulo Freire e Bell Hooks, em que a discussão destaca como a Geografia pode ser uma ferramenta crítica para entender processos globais e locais, com vista a capacitar cidadãos a enfrentar questões socioambientais. São explorados os desafios específicos do ensino de Geografia na Pan-Amazônia, como a desigualdade socioeconômica e a degradação ambiental, e propostas pedagógicas que possam promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável. O artigo sugere que o ensino geográfico deve ser transformador, de maneira a possibilitar ações locais e globais conscientes.

Biografía del autor/a

Hamilton Abdon Ayres Elage

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Abdon Ayres Elage, H. (2025). A importância do ensino de Geografia na região Pan-Amazônica contemporânea: realidades, desafios e perspectivas. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4194