Nas trilhas do trabalho de campo em Geografia: reflexões sobre sua importância como recurso didático na Educação Básica

Authors

  • Márcio Balbino Cavalcante
  • Eduardo Rodrigues Viana de Lima
  • Anderson Felipe Leite dos Santos
  • Guilherme Amisterdan Correia Lima
  • Francisco José Silva Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.3.2025.4345

Keywords:

Ciência Geográfica. Educação Geográfica. Recursos Didáticos. Trabalho de Campo. Formação de Professor.

Abstract

A ciência geográfica tem como principal objeto de estudo o “espaço humanizado” e para auxiliar nas análises deste desígnio, a Geografia faz uso de alguns conceitos – paisagem, território, região e lugar. Pensando na educação básica, o intuito da Geografia é fazer com que os estudantes, através da observação, compreendam o espaço como um todo, possibilitando uma aproximação da realidade vivida e das diversas outras realidades existentes no mundo contemporâneo. A escola é o lugar onde tudo isso se materializa, principalmente partindo da relação professor-estudante. Assim, é que pesquisas no âmbito do ensino de Geografia têm ganhado destaque, não apenas na academia, mas em todo o âmbito educacional. Pensar no ensino dessa ciência é fundamental, para não deixarmos essa disciplina no desacerto do tradicionalismo. As metodologias são caminhos e instrumentos fundamentais para a compreensão do objeto de estudo da Geografia. Mas, para se pensar em metodologias que inovem esse ensino, se faz necessário que os professores estejam abertos e principalmente dispostos a oferecer o melhor para os seus estudantes. Neste trabalho, destaca-se o trabalho de campo e seu potencial para a Educação Básica e para a formação cidadã dos estudantes. Fundamentado nisso, propôs-se uma organização sistematizada para a realização dessa metodologia, projetando-se os seguintes passos: identificação; objetivos; procedimentos anteriores ao trabalho de campo; atividades de campo; procedimentos posteriores e apresentação dos resultados. À vista isso, destaca-se que a metodologia de trabalho de campo favorece avanços significativos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos trabalhados no ensino de Geografia.

Author Biographies

Márcio Balbino Cavalcante

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPB). Professor de Geografia do Estado da Paraíba e da Rede Municipal de Educação de João Pessoa.

Eduardo Rodrigues Viana de Lima

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UNESP). Professor do Curso de Geografia e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Anderson Felipe Leite dos Santos

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UNESP). Professor Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Guilherme Amisterdan Correia Lima

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor de Geografia do Estado da Paraíba.

Francisco José Silva Vasconcelos

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Published

2025-12-24

How to Cite

Balbino Cavalcante, M., Rodrigues Viana de Lima, E., Leite dos Santos, A. F., Amisterdan Correia Lima, G., & Silva Vasconcelos, F. J. (2025). Nas trilhas do trabalho de campo em Geografia: reflexões sobre sua importância como recurso didático na Educação Básica. Revista Ciência Geográfica, 29(3), 1256–1266. https://doi.org/10.18817/26755122.29.3.2025.4345