O fôlder como material didático do Parque Estadual de Paraúna em Goiás/Brasil

Authors

  • Bruno Martins Ferreira
  • Cláudia Valéria de Lima
  • Carlos Roberto dos Anjos Candeiro

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.3.2025.4351

Keywords:

Geoeducação. Folder. Parque Estadual de Paraúna. Serra das Galés. Serra da Portaria.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo abordar os fôlders do Parque Estadual de Paraúna, como proposta de material didático, no processo de construção de conhecimentos para a Geoeducação. Para a elaboração dos fôlders foi utilizada a transposição didática proposta por Chevallard (1991), no qual afirma que um conhecimento científico quando é selecionado enquanto conteúdo didático, que deve ser ensinado no ambiente escolar, sofre determinadas adaptações, uma transposição didática, até sua conversão em saber ensinado. Esses fôlders, foram construídos também, a partir de estudos apresentados sobre os geossítios serra das Galés e serra da Portaria, presentes no Parque Estadual de Paraúna. Esses materiais didáticos, apresentam aspectos importantes da Geoeducação, em que os conteúdos abordados são mediados pelos docentes em sala de aula e internalizados pelos discentes, ocorrendo o processo de construção de conhecimentos. Além de contribuir na conservação e preservação da Geodiversidade presente no parque.

Author Biographies

Bruno Martins Ferreira

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa de Bolsas de Extensão e Cultura da UFG. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás.

Cláudia Valéria de Lima

Graduada em Geologia pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é professora titular do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Carlos Roberto dos Anjos Candeiro

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba; Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia; Mestre e Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com partes dos estudos em Paleontologia e Estratigrafia realizados na Argentina e Canadá. Professor Titular do Curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás.

Published

2025-12-24

How to Cite

Martins Ferreira, B., de Lima, C. V., & dos Anjos Candeiro, C. R. (2025). O fôlder como material didático do Parque Estadual de Paraúna em Goiás/Brasil. Revista Ciência Geográfica, 29(3), 1333–1345. https://doi.org/10.18817/26755122.29.3.2025.4351