Escala intraurbana e mobilidade: possibilidades teórico-metodológicas para o ensino de Geografia

Autores/as

  • Maria Eduarda Andrade de Faria
  • Sonia Maria Vanzella Castellar

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.3.2025.4336

Palabras clave:

Escala Geográfica. Práticas espaciais cotidianas. Raciocínio Geográfico. Formação de Professores. Análise Intraurbana.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as evidências das potencialidades do conceito de escala intraurbana, na análise da cidade e do urbano nas aulas de geografia. Esse artigo mostrará como o conceito de escala geográfica e a escala intraurbana tem relevância na formação de pedagogos e, consequentemente, como conteúdo na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em 20243, com estudantes do curso de pedagogia. As atividades desenvolvidas visaram a compreensão da mobilidade e acessibilidade urbanas, bem como os deslocamentos nas cidades, no cotidiano, por parte dos estudantes e de que maneira poderiam desenvolver os conteúdos com alunos dos anos iniciais. Por meio das atividades realizadas evidenciou-se que a associação da escala intraurbana de análise, das práticas espaciais cotidianas e dos deslocamentos dos estudantes, possibilita compreender a cidade para além do que a paisagem mostra, ou seja, incorpora-se à paisagem outros conceitos e princípios geográficos (localização, conexão, paisagem, segregação, entre outros), que estimulam uma análise mais profunda e significativa do estudo da cidade.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Andrade de Faria

Mestra em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) e do Grupo de Estudos e Grupo de Ensino e pesquisa em Didática da Geografia (GEPED)

Sonia Maria Vanzella Castellar

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista produtividade CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos e Grupo de Ensino e pesquisa em Didática da Geografia (GEPED) e da Rede Latino-americana de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO). Editora chefe da Revista Anekumene. Orienta dos programas de pós-graduação em educação e geografia humana da Universidade de São Paulo.

Publicado

2025-12-24

Cómo citar

Andrade de Faria, M. E., & Vanzella Castellar, S. M. (2025). Escala intraurbana e mobilidade: possibilidades teórico-metodológicas para o ensino de Geografia. Revista Ciência Geográfica, 29(3), 1128–1144. https://doi.org/10.18817/26755122.29.3.2025.4336