O SERTÃO NORDESTINO NOS ENREDOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Geovany Pachelly Galdino Dantas Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3078

Palavras-chave:

Paisagem. Escolas de Samba. Enredo. Nordeste brasileiro. Sertão.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as representações discursivas e imagéticas sobre o sertão nordestino nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro. A partir da realização de pesquisa bibliográfica sobre a trajetória histórica das escolas de samba e da evolução dos enredos, bem como da pesquisa documental (sinopses, letras dos sambas, livro Abre-Alas etc.), foram analisados 7 (sete) enredos apresentados pelas Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro entre os anos de 2002 e 2019. Constatou-se que os discursos e as imagens dos enredos pesquisados representam o Sertão a partir dos elementos naturais da paisagem, mas igualmente com base nos aspectos humanos e culturais. Nesse contexto, a região como um todo e suas diversas realidades podem ser entendidas como um conjunto passível de ser carnavalizado por meio de cores, formas e tipos, compondo representações lúdicas sobre a sociedade e sobre a dinâmica regional. Conclui-se, portanto, que estas representações não estão dissociadas do imaginário criado historicamente sobre o próprio Nordeste, em que suas características (geográficas, sociais, econômicas, culturais etc.) são aceitas como reafirmadoras da sua inserção frente a dinâmica socioespacial de outras regiões e do país.

Biografia do Autor

Geovany Pachelly Galdino Dantas, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Grupo de Estudo da Linguagem, Memória, Identidade e Território (GELMIT). Doutor em Geografia (UFRN), Mestre em Geografia (UFRN) e Graduado em Geografia (UFRN).

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Dantas, G. P. G. . (2022). O SERTÃO NORDESTINO NOS ENREDOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1480–1502. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3078