As competências educacionais: formação para cidadania ou formação para o mercado?
DOI :
https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3565Mots-clés :
BNCC. Competências. Habilidades.Résumé
Objetivo central deste artigo, discutir o conceito de competências educacionais e seu papel ideológico na formação das alunas e dos alunos brasileiros pertencentes à Educação Básica. A metodologia construída para este artigo é do tipo documental e bibliográfico, de abordagem qualitativa. A análise documental teve a LDB 9394/1996 e a BNCC como objetos de análise, definindo as competências como categoria central, e, a partir desta categoria central procuramos analisar o contexto educacional brasileiro dialogando com diversos autores e autoras, em especial, Zabala e Arnau (2010) e Sacristán (2011). Consideramos como resultados principais que as competências educacionais têm sua origem no condutismo comportamental voltado para o empreendedorismo e seleção de sujeitos capacitados para o mercado, isso, via formação escolar. Também, consideramos possível uma ressignificação do conceito em que se desenvolva competências voltadas para a formação de alunos e alunas críticas e reflexivas.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2024-01-05 (2)
- 2024-01-03 (1)