AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES DE ESCRITA CIENTÍFICA NA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2882Palavras-chave:
Metodologia científica. Pós-graduação. Dissertação. Pesquisa.Resumo
O presente artigo tem por objetivo avaliar as difi culdades da escrita científica na elaboração da dissertação no âmbito do mestrado profissional de egresso, utilizando uma pesquisa do tipo estudo de caso no mestrado de uma universidade pública localizada na região Nordeste do país. O levantamento de dados realizou-se por meio da aplicação de formulários, através do Google Forms, onde foi investigado as difi culdades encontradas pelos egressos na construço do conhecimento e na elaboração da dissertação. Após a análise dos dados coletados, pôde-se descrever os resultados sobre as difi culdades dos egressos do curso de mestrado em uma universidade da região Nordeste do país. Na seção de resultados, foram evidenciadas as principais dificuldades relatadas durante o percurso da construção da dissertação. De modo geral, observa-se que as difi culdades
mais pontuadas pelos egressos, refere-se à dificuldade na escolha da temática, aos obstáculos para a definição do objetivo geral e os específicos, à construção do referencial teórico/revisão de literatura, aos obstáculos na escolha dos métodos e procedimentos metodológicos, na forma de interpretação dos dados coletados, no desenvolvimento da redação científica e por fim, a avaliação dos egressos quanto à eficiência e eficácia da dissertação. Os resultados também demonstram que os egressos encontraram difi culdades na coleta de dados por meio de questionários ou formulários, na busca em banco de dados confiáveis, em estudos recentes que proporcionam a construção do conhecimento científico e auxilia na elaboração da dissertação para obtenção do título de mestre.