PAULO FREIRE, ENSINO, ESPAÇOS-NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA PAISAGEM URBANA E A FORMAÇÃO INICIAL E LITERÁRIA DO PROFESSOR DO CAMPO

Autores

  • Letícia Queiroz de Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Soraya Ferreira Pompermayer Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)-Secretaria de Estado de Ensino-ES

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3069

Palavras-chave:

Educação do Campo. Formação Inicial de Professores. Leitura Literária. Paisagem urbana.

Resumo

O texto em tela objetiva investigar a formação inicial de professores, a partir da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo (LedoC/UFES), campus Goiabeiras e como esta contribui para a formação do professor leitor nas escolas do campo e também em espaços-não formais da paisagem urbana, tendo o seguinte problema de pesquisa: de que modo a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo (LedoC/UFES) contribui para formação do professor leitor e da leitura literária nas escolas do campo e em espaços-não formais de educação na paisagem urbana. Será realizada no Grupo de Pesquisa (CNPq) “Culturas, Parcerias e Educação do Campo” do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa “Docência, Currículo e Processos Culturais”. Trabalha com pressupostos teóricos e metodológicos de Paulo Freire e Gadotti sobre a cidade educadora e espaços não formais de educação (2001, 2006). Ao mesmo tempo problematiza questões da Educação do Campo como práxis intercultural, a formação de professores, o rural e o urbano em Santos (2007), Souza (2002, 2012), Leite (1999), Molina (2017), Leite (1999), Foerste (2004), Braga (2012), dentre outros. Aprofundam-se, por meio desse cotejo teórico, diálogos sobre leitura literária, formação do leitor, formação do professor leitor, cidade educadora e educação em Freire (1991), Candido (2011), Silva (2003) Kramer (1998, 2000). Tal interlocução teórica aponta tensionamentos e resistências quando outras vozes de sujeitos invisibilizados historicamente dos processos educativos potencializam culturas e saberes populares na universidade e que podem impactar as salas de aula da Educação do Campo, bem como espaços não-formais de ensino na paisagem urbana propiciando um trabalho de valorização do texto literário e uma visão ampliada do contexto urbano.

Biografia do Autor

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente efetiva do Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.  – Campus Vitória. 

Soraya Ferreira Pompermayer, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)-Secretaria de Estado de Ensino-ES

Doutoranda do PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo.  Docente efetiva da Rede Estadual de Educação do ES.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Carvalho, L. Q. de ., & Pompermayer, S. F. . (2022). PAULO FREIRE, ENSINO, ESPAÇOS-NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA PAISAGEM URBANA E A FORMAÇÃO INICIAL E LITERÁRIA DO PROFESSOR DO CAMPO. Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1368–1384. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3069