RETRATO DA FIGURA FEMININA E A OPRESSÃO NOS CONTOS "FELICIDADE CLANDESTINA" DE CLARICE LISPECTOR E “NEGRINHA” DE MONTEIRO LOBATO

Autores/as

  • Danielly dos Anjos Gomes Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL https://orcid.org/0000-0002-5184-0435
  • Moisés Monteiro de Melo Neto Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v8i2.3321

Resumen

Este estudo comparativo tem como objetivo analisar os contos “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector e “Negrinha” de Monteiro Lobato, explorando as figuras femininas, a crueldade e a opressão presente em ambos os contos. Nestas obras, as duas protagonistas meninas, vivenciam a opressão e as atrocidades das antagonistas que são capazes de realizar boas ações desde que estas lhe permitam o exercício de seu prazer. Para tal investigação, o referencial teórico que ampara esta pesquisa se pauta nos postulados de Moisés Gancho (2004), Rodrigues (2014), juntamente com os trabalhos da estudiosa Nitrini (2000), Gotlib (1995) e outros pesquisadores, que em suas obras retratam o contexto social-histórico da época assim como as características presente nas personagens.

Palavras-Chave: Conto; Opressão; Crueldade; Estudo comparativo.

Biografía del autor/a

Danielly dos Anjos Gomes, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduanda do curso de Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Participou como aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020-2022). Atuou como voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2022-2023). Atualmente é bolsista no Programa Residência Pedagógica - RP da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro do Grupo de Pesquisas de Textos Acadêmicos - GTPA e do Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua (GEEAL/UNEAL/CAMPUS III), da Universidade Estadual de Alagoas

Moisés Monteiro de Melo Neto, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Moisés Monteiro de Melo Neto possui graduação em Letras (1992), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). É professor da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) e da UPE (Universidade Estadual de Pernambuco). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, nas seguintes Áreas: Dramaturgia, Literatura Comparada, Estudos Culturais, Produção Textual, Literaturas em Língua Portuguesa, Cordel, Literatura Indígena, Representações dos Gêneros na Literatura, Bioficção, Literatura e História, Literatura e Cinema.

Publicado

2024-07-31

Cómo citar

DOS ANJOS GOMES, D.; MELO NETO, M. M. de. RETRATO DA FIGURA FEMININA E A OPRESSÃO NOS CONTOS "FELICIDADE CLANDESTINA" DE CLARICE LISPECTOR E “NEGRINHA” DE MONTEIRO LOBATO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 35–45, 2024. DOI: 10.18817/rlj.v8i2.3321. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3321. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - TEMÁTICA LIVRE