RETRATO DA FIGURA FEMININA E A OPRESSÃO NOS CONTOS "FELICIDADE CLANDESTINA" DE CLARICE LISPECTOR E “NEGRINHA” DE MONTEIRO LOBATO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v8i2.3321Resumo
Este estudo comparativo tem como objetivo analisar os contos “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector e “Negrinha” de Monteiro Lobato, explorando as figuras femininas, a crueldade e a opressão presente em ambos os contos. Nestas obras, as duas protagonistas meninas, vivenciam a opressão e as atrocidades das antagonistas que são capazes de realizar boas ações desde que estas lhe permitam o exercício de seu prazer. Para tal investigação, o referencial teórico que ampara esta pesquisa se pauta nos postulados de Moisés Gancho (2004), Rodrigues (2014), juntamente com os trabalhos da estudiosa Nitrini (2000), Gotlib (1995) e outros pesquisadores, que em suas obras retratam o contexto social-histórico da época assim como as características presente nas personagens.
Palavras-Chave: Conto; Opressão; Crueldade; Estudo comparativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danielly dos Anjos Gomes, Moisés Monteiro de Melo Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.