“POUCO A POUCO, O VAZIO FOI DIMINUINDO...”: LITERATURA INFANTIL, TEMAS FRATURANTES E AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO LEITOR CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v8i1.3379Resumen
Num contexto de crise e permanente transformação dos referentes e parâmetros que organizam a vida, trazendo significativas implicações aos modos dos sujeitos sentirem e se relacionarem, os temas fraturantes, evitados durante muito tempo, são cada vez mais frequentemente contemplados na literatura infantil, com a abordagem, por exemplo, dos sofrimentos existenciais vividos pelas crianças e seus modos de enfrentá-los. Considerando isso e tomando como base o livro “Vazio”, da escritora espanhola Anna Llenas, e as reflexões efetuadas por autores que discutem a literatura, suas temáticas e influência na formação dos sujeitos, neste texto pretende-se ressaltar o caráter humanizador da literatura para crianças que, enquanto arte e espaço de tratamento de temas que fazem parte da vida de todos, exerce significativo papel na ampliação das experiências e compreensões do pequeno leitor sobre si e o que o cerca.
Publicado
Versiones
- 2024-03-28 (2)
- 2024-03-28 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fabíola Cordeiro de Vasconcelos, Maria Betania Barbosa da Silva Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.