PRÁXIS NA PANDEMIA

A EXPERIÊNCIA DO SEXTOU SOCIOLÓGICO

Autores/as

  • Ana Beatriz Pavilhão Boscariol Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Carolina de Paula Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Carolina Ribeiro Ruzycki Universidade Estadual de Londrina
  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v8i1.3500

Palabras clave:

práxis, extensão, sociologia, Educação, pandemia

Resumen

Este artigo teve como objetivo apresentar o desenrolar do programa “Sextou Sociológico”, resultado da disciplina “Projetos Integrados de Pesquisa, Ensino e Extensão” e dos esforços de pesquisadores do Projeto de Extensão “Práxis Itinerante”, ministrada no curso de Licenciatura de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR), em que foram realizadas duas temporadas: a primeira temporada desenvolvida durante o primeiro semestre de 2021; já a segunda temporada, durante o segundo semestre de 2021. Para sua concretização, foram formuladas estratégias dentro das tecnologias disponíveis no momento, dias e horários que favorecessem a participação dos estudantes e da comunidade como um todo. A narrativa destaca o impacto positivo do projeto – o qual, no caso, apresentamos em síntese nas visualizações dos vídeos – na formação dos estudantes e na promoção do conhecimento extensionista, alinhado aos princípios de Paulo Freire. A metodologia do estudo foi documental, utilizando vídeos, ementas e informações do projeto como fontes de dados.

Publicado

2024-07-30