O uso de fotografias para o ensino de Artrópodes do Cerrado
uma proposta para as aulas de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v8i3.3822Palabras clave:
Educação Científica, Divulgação Científica, Curricularização da extensão, Ensino de Ciências, Educação básicaResumen
O ensino de ciências deve ser motivador em todas as fases do ensino fundamental. Para isso, é essencial que os educadores possuam sensibilidade para compreender as dificuldades de aprendizagem dos estudantes, adaptando suas estratégias para minimizar o insucesso escolar. O uso de modelos didáticos facilita significativamente o processo de aprendizagem, e uma alternativa inovadora é a utilização de fotografias. Dentro desta perspectiva, a partir de fotografias geradas ao longo de expedições científicas realizadas na Trilha do Tatu, criou-se um acervo que foi utilizado na estruturação de uma oficina pedagógica denominada “É o bicho!”, visando promover a conscientização e compreensão da biodiversidade de artrópodes do Cerrado. A oficina foi realizada em uma escola pública estadual, no município de Goiânia, Goiás, para uma turma do 7° ano do ensino fundamental. Observou-se que os estudantes possuíam um conhecimento superficial sobre animais invertebrados, e alguns estudantes foram capazes de fornecer exemplos de artrópodes. Também foi identificada a falta de conhecimento sobre as estruturas e divisão corporal de insetos e aracnídeos, além do desconhecimento sobre aracnídeos perigosos aos seres humanos. Ao final, a oficina demonstrou que o uso de fotografias e exemplares de artrópodes como recursos didáticos é uma estratégia promissora para despertar o interesse e a compreensão dos estudantes sobre a biodiversidade do Cerrado, proporcionando uma aprendizagem significativa.
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