SISTEMA DE NUMERAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM COM APORTE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Raimundo Luna Neres
  • Raimundo José Barbosa Brandão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1019

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar reflexões de uma investigação empírica sobre ensino-aprendizagem do sistema de numeração de base dez, com fundamentação teórica na teoria histórico-cultural. Para isso, trabalhamos com alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental de uma escola pública do município de São Luís. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram coletados através de encontros e acompanhamento das atividades da professora em aulas de matemática em conteúdos envolvendo sistemas de numeração. Os resultados mostram que o ensino-aprendizagem de Matemática se tornará mais receptível e de mais fácil entendimento pelos sujeitos, se for mediado numa perspectiva histórico - cultural. Palavras-Chave: Ensino e aprendizagem matemática, sistemas de numeração, teoria histórico – cultural. NUMBERING SYSTEM: TEACHING-LEARNING WITH CONTRIBUTION IN HISTORICAL AND CULTURAL THEORY ABSTRACT This study aims to present reflections of empirical research on teaching and learning the basic numbering system ten with theoretical foundations in the cultural-historical theory . For this , we work with students in the fourth and fifth year of elementary school in a public school in São Luís . The study is qualitative, and the data were collected through meetings and monitoring of teacher activities in mathematics classes in numbering schemes involving content . The results show that the mathematics teaching and learning will become more receptive and easier to understand by the subjects, if mediated by historical - cultural. Keywords: Number systems, historical - cultural theory, teaching and learning mathematics.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Neres, R. L., & Brandão, R. J. B. (2015). SISTEMA DE NUMERAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM COM APORTE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1019

Edição

Seção

Artigos