ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Raimundo Luna Neres

Resumo


Apresenta-se neste artigo parte de uma pesquisa realizada com alunos do sexto ano do ensino fundamental de três escolas públicas municipais, da região Itaqui Bacanga, do Município de São Luís - Maranhão. O objetivo foi investigar se o ensino das Matemáticas com aporte na Teoria dos Registros de Representação Semiótica contribui para a melhoria do desempenho escolar em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O corpus foi obtido através de atividades envolvendo operações com números naturais e racionais, em que o aluno deveria estabelecer conversões de registros: da linguagem natural para a linguagem numérica e para a figural e tratamento desses registros. Os resultados revelaram que, em atividades com tratamento de registros numéricos, os alunos tiveram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Isso nos levou a supor que essa falta de entendimento não está somente no raciocínio matemático, mas, na maioria das vezes, no domínio da leitura e na interpretação de textos. Levando em conta outras metodologias de ensino, acreditamos que a teoria das representações semióticas contribuiu para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, facilitando dessa forma, a aprendizagem.

Palavras-chave: Atividades Envolvendo Números Naturais e Racionais. Conversão e Tratamento de Registros de Representação Semiótica. Desempenho Escolar.

ABSTRACT

This article introduces part of a research done with sixth grades students of elementary school in three municipal public schools from the region of Itaqui Bacanga, a county of São Luís Maranhão. The goal was to investigate whether the teaching of mathematics with contribution in the Records of Semiotic Representation Theory contributes to the improvement of the schools performance in mathematic. It is a qualitative research; the corpus was obtained through activities involving operations with natural and rational numbers, in which the student should establish conversion of the records. This led us to suppose that this lack of understanding is not just in mathematical reasoning, but often in the field of reading and interpreting texts. Taking into account other teaching methodologies, we believe that the semiotic representation theory contributed to the development of mathematical skills, thus facilitating the learning.

Keywords: Activities involving natural and rational numbers. Conversion and Treatment of Semiotic Representation Records. School Performance.

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