AS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PARA O PROCESSO FORMATIVO E A QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE

  • Sayarah Carol Mesquita dos Santos
  • Jailton de Souza Lira

Resumo

O presente artigo tem como finalidade analisar as consequências da reforma do ensino médio para a formação e o trabalho docente na educação básica. Deste modo, adota-se a pesquisa bibliográfica a partir de referenciais teóricos que versam sobre educação e sociedade, a fim de compreender o contexto no qual esta reforma é legitimada. Utiliza-se também a pesquisa documental para analisar a Lei n° 13.415/2017 que institui a reforma, a Emenda constitucional n° 95/2016 do teto dos gastos públicos e a Resolução n° 2/2015. Portanto, infere-se que esta reforma busca atender a uma formação ainda mais voltada para os interesses do capital, ao direcionar o processo educativo para o dualismo entre um ensino para o saber fazer e o saber pensar. Assim como interfere na formação e na qualidade do trabalho docente ao trazer mudanças que corroboram para o processo de precarização do ensino. Palavras-chave: Ensino Médio; Formação docente; Política educacional; Trabalho docente. THE IMPLICATIONS OF REFORM OF AVERAGE EDUCATION FOR THE TRAINING PROCESS AND THE QUALITY OF TEACHING WORK ABSTRACT This article aims to analyze the consequences of the reform of secondary education for training and teaching work in basic education. In this way, the bibliographical research is adopted from theoretical references that deal with education and society, in order to understand the context in which this reform is legitimized. Documentary research is also used to analyze Law No. 13.415/2017, which establishes the reform, Constitutional Amendment No. 95/2016 of the public spending ceiling and Resolution No. 2/2015. Therefore, it is inferred that this reform seeks to attend to an education even more directed to the interests of capital, by directing the educational process to the dualism between a teaching for the know-how and the know-how to think. It also interferes in the formation and quality of teaching work by bringing changes that corroborate the process of precarious teaching. Keywords: Educational politics, High School, Teacher training, Teaching work.
Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos