A ESCOLARIZAÇÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVAS DE NEGROS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1828Resumo
A temática da Educação Inclusiva tem estado cada vez mais na pauta das discussões sobre desigualdades educacionais, seja na academia seja em outros espaços educativos. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre a escolarização de negros surdos na Educação Básica. Utilizamos o aporte teórico dos estudos culturais e dos estudos surdos para a compreensão dessas trajetórias. Realizamos uma pesquisa qualitativa que empregou a entrevista narrativa como instrumento para a produção dos dados. A análise evidenciou as estratégias utilizadas pelos sujeitos, visando sua permanência no espaço da escola. Palavras-chave: Negros Surdos; Educação Básica; Estudos Culturais; Relações Étnico-raciais. SCHOOLING IN THE SCHOOL OF BASIC EDUCATION: NARRATIVES OF DEAF NEIGHBORS ABSTRACT The theme of Inclusive Education has been increasingly on the agenda of discussions on educational inequalities, be it in the academy or in other educational spaces. In this article, we present the results of a research on the schooling of deaf blacks in Basic Education. We use the theoretical contribution of cultural studies and deaf studies to understand these trajectories. We performed a qualitative research that used the narrative interview as an instrument for the production of the data. The analysis showed the strategies used by the subjects, aiming at their permanence in the school space. Keywords: Deaf Blacks; Basic education; Cultural Studies; Ethnic-racial relations.Downloads
Publicado
2018-12-28
Como Citar
Ferreira, P. L. A., & Eugênio, B. (2018). A ESCOLARIZAÇÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: NARRATIVAS DE NEGROS SURDOS. PESQUISA EM FOCO, 23(2). https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1828
Edição
Seção
Artigos