A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES-BA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2636Resumo
O artigo apresenta os dados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar as políticas para a educação escolar quilombola no município de Presidente Tancredo Neves- Bahia. Para atingir este objetivo, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, do tipo estudo de caso. Os documentos consultados foram o Plano Municipal de Educação (PME), o plano de ação do ano de 2019, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na educação Básica e o Projeto Político Pedagógico da escola quilombola do núcleo IV. Foram também realizadas entrevistas com gestores do município. Os dados são analisados sob a ótica da educação intercultural. Os resultados apontam que não são levadas em consideração as especificidades da educação escolar quilombola, com currículo e práticas pedagógicas comuns aos presentes nas demais escolas do município.
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola, Interculturalidade Crítica, Sociologia das ausências e das emergências.