A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATIVIDADE MEDIADORA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Georgyanna Andréa Silva Morais Universidade Estadual do Maranhão
  • Raimundo Nonato Moura Oliveira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2116

Resumo

As discussões empreendidas no presente texto tratam-se da centralidade da avaliação da aprendizagem enquanto atividade mediadora na apropriação dos conteúdos escolares necessários à aprendizagem da leitura e da escrita, advogando a avaliação como atividade inerente ao ato pedagógico e tem como objetivo discutir a necessidade de ressignificação das concepções e práticas avaliativas de cunho tradicional, para além da classificação e hierarquização dos alunos, no processo de apropriação da leitura e escrita, com vistas à realização de uma cultura avaliativa emancipatória, promotora de aprendizagem que gere desenvolvimento das crianças, no contexto da alfabetização. O artigo traz a discussão sobre os paradigmas tradicional e crítico que fundamentam as concepções e práticas avaliativas no campo da avaliação da aprendizagem e, em seguida situa a avaliação da aprendizagem no contexto da alfabetização, a partir das concepções teóricas construtivista e da Psicologia Histórico-Cultural. Por fim, realça a centralidade da avaliação da aprendizagem enquanto atividade mediadora para a superação da dicotomia entre ensinar e avaliar, posto que o processo avaliativo se materializa ao tempo que o professor ensina e, na qualidade de mediador, interpõe conteúdos necessários à apropriação da leitura e da escrita. Palavras-chave: avaliação, aprendizagem, mediação.

Biografia do Autor

Georgyanna Andréa Silva Morais, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/GEPEP.

Raimundo Nonato Moura Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica/PUC São Paulo. Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/GEPEP.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Morais, G. A. S. ., & Oliveira, R. N. M. . (2020). A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATIVIDADE MEDIADORA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. PESQUISA EM FOCO, 24(2). https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2116