A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATIVIDADE MEDIADORA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2116Resumo
As discussões empreendidas no presente texto tratam-se da centralidade da avaliação da aprendizagem enquanto atividade mediadora na apropriação dos conteúdos escolares necessários à aprendizagem da leitura e da escrita, advogando a avaliação como atividade inerente ao ato pedagógico e tem como objetivo discutir a necessidade de ressignificação das concepções e práticas avaliativas de cunho tradicional, para além da classificação e hierarquização dos alunos, no processo de apropriação da leitura e escrita, com vistas à realização de uma cultura avaliativa emancipatória, promotora de aprendizagem que gere desenvolvimento das crianças, no contexto da alfabetização. O artigo traz a discussão sobre os paradigmas tradicional e crítico que fundamentam as concepções e práticas avaliativas no campo da avaliação da aprendizagem e, em seguida situa a avaliação da aprendizagem no contexto da alfabetização, a partir das concepções teóricas construtivista e da Psicologia Histórico-Cultural. Por fim, realça a centralidade da avaliação da aprendizagem enquanto atividade mediadora para a superação da dicotomia entre ensinar e avaliar, posto que o processo avaliativo se materializa ao tempo que o professor ensina e, na qualidade de mediador, interpõe conteúdos necessários à apropriação da leitura e da escrita. Palavras-chave: avaliação, aprendizagem, mediação.Downloads
Publicado
2020-01-31
Como Citar
Morais, G. A. S. ., & Oliveira, R. N. M. . (2020). A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATIVIDADE MEDIADORA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. PESQUISA EM FOCO, 24(2). https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2116
Edição
Seção
Artigos