Esse estudo, de caráter bibliográfico, na sua centralidade faz uma leitura do conceito de dialética em Marx, analisa a necessidade e a possibilidade de uma pesquisa crítica de currículo escolar. Parte de alguns dados que mostram, em linhas gerais, resultados da aprendizagem da Educação Básica no Estado do Maranhão, enfatizando a importância de reflexão crítica em torno das experiências curriculares vivenciadas nas escolas, considerando-as do ponto de vista dos baixos resultados alcançados em oposição ao currículo oficial, cuja identificação com as classes dirigentes desconhece e desvaloriza a problemática socioeducacional.
Palavras-chave: currículo, pesquisa crítica, método dialético.
Biografia do Autor
Raimundo Nonato Moura Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica/PUC São Paulo. Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/GEPEP.