ABORDAGENS EDUCATIVAS DA ÁGUA E BNCC: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA CARTILHA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3087Palavras-chave:
Água. Cartilha didática. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Resumo
A água é um bem natural de extrema importância para a vida no planeta Terra. Contudo, em função das ações humanas que contaminam e poluem o ambiente, esse bem encontra-se ameaçado. Diante desse cenário, resulta evidente a necessidade de incluir as abordagens pedagógicas sobre a água nas escolas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em: analisar as potencialidades pedagógicas da cartilha didática “Água: essencial à vida, interdisciplinar por natureza”, no que diz respeito às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os resultados mais significativos dessa análise, o artigo evidencia os elementos que proporcionam o desenvolvimento de cinquenta e três habilidades diretas que são acionadas na cartilha, as quais estão agrupadas nas dez competências sinalizadas na BNCC. Essas competências e habilidades identificadas denotam que a cartilha pode ser um importante material didático a ser utilizado, dentro e fora das escolas, na abordagem da água.