ABORDAGENS EDUCATIVAS DA ÁGUA E BNCC: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA CARTILHA DIDÁTICA

Autores

  • Delaine Motta Lanes Universidade Federal Fluminense (PPGen/UFF)
  • Francisca Marli Rodrigues de Andrade Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Jean Carlos Miranda Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3087

Palavras-chave:

Água. Cartilha didática. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Resumo

A água é um bem natural de extrema importância para a vida no planeta Terra. Contudo, em função das ações humanas que contaminam e poluem o ambiente, esse bem encontra-se ameaçado. Diante desse cenário, resulta evidente a necessidade de incluir as abordagens pedagógicas sobre a água nas escolas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em: analisar as potencialidades pedagógicas da cartilha didática “Água: essencial à vida, interdisciplinar por natureza”, no que diz respeito às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os resultados mais significativos dessa análise, o artigo evidencia os elementos que proporcionam o desenvolvimento de cinquenta e três habilidades diretas que são acionadas na cartilha, as quais estão agrupadas nas dez competências sinalizadas na BNCC. Essas competências e habilidades identificadas denotam que a cartilha pode ser um importante material didático a ser utilizado, dentro e fora das escolas, na abordagem da água.

Biografia do Autor

Delaine Motta Lanes, Universidade Federal Fluminense (PPGen/UFF)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (PPGen/UFF). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino da UFF (PPGen/UFF). Coordenadora do Laboratório de Estudos Decoloniais (LEDec).

 

Jean Carlos Miranda, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Biologia e Doutor em Ciências pela UERJ. Professor do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ).

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Lanes, D. M. ., Andrade, F. M. R. de ., & Miranda, J. C. . (2022). ABORDAGENS EDUCATIVAS DA ÁGUA E BNCC: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA CARTILHA DIDÁTICA . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1675–1704. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3087